domingo, 17 de fevereiro de 2013

A COMPREENSÃO DOS 4 ELEMENTOS.




Como já é sabido por quase todos, existem na natureza 4 elementos básicos e principais que servem de base para infinitas combinações e dosagens dentro do nosso jeito de SER. Além de permitirem a existência da matéria física - corpo humano - como a conhecemos.
São eles: Água, Fogo, Terra e Ar. Cada qual com características bem próprias e que encontram similaridades vibratórias em nossa maneira de se expressar aqui, uma vez que os temos dentro de nós e externamente interagimos com eles, seja através da natureza em geral, seja através da expressão de outras pessoas. 
Assim como na química, nossa vida pode ser dosada com quantidades variadas desses elementos, cada qual produzindo em nós - assim como numa reação química - efeitos bem diversos, seja na proporção de cada um, na falta ou excesso, assim como na combinação dos quatro.

A ÁGUA está muito ligada ao fluxo da vida, a limpeza (desde o nível mais básico até os tsunamis), ao contorno, a ligação, a absorção e transferência de energia, do fluxo em geral e de informações de caráter emocional (emoção = energia). Essa função de leva e traz é para uma maior densidade de energia do que a que o elemento Ar faz.

O FOGO, como bem sabemos, aquece, esquenta, anima, mantém a vida acesa, dá o combustível necessário, o impulso para o movimento (que ganha ou perde harmonia de acordo com a quantidade de Água e Ar combinados), o ímpeto, a busca (por vezes desenfreada, outras morna e já em outros momentos absolutamente fria - desânimo).

A TERRA é a base. O chão, o piso, o alicerce, a raiz, a conexão com a infinita abundância do planeta, o contato com aquilo que brota, que nasce e que vem a nós e através de nós para esta realidade física. A Terra é a base física propriamente dita, o material essencial que densifica a energia a ponto de fazê-la matéria. O substrato.

O AR tem a ver com as sutilezas, com os sonhos, imaginação, com a varredura, com o cheiro, com o leva e traz, com o vai e vem, como elemento secante e auxiliar na fixação e na consolidação de ideias, projetos e construções se associado a Terra e a Água. Este elemento tem também uma função de limpeza, porém a nível mais sutil que a água.

Como já deu pra observar, cada elemento tem suas características próprias que se combinadas em diferentes proporções aos outros elementos, geram infinitos resultados, uma vez que estes também fazem associações com o mundo externo e seus infinitos estímulos que podem ser melhor visualizados  nas atitudes, apesar da maioria nem sequer fazer qualquer tipo de associação.
Só que quando começa a observar e a fazer associações, logo de cara se surpreenderá e poderá, se assim o desejar, fazer modificações que trarão qualquer tipo de mudança. 

Os mecanismos para se promover essas mudanças começam a nível psicológico na condensação do desejo para a intenção e logo em seguida na intensificação da imagem mental (Ar/Fogo) do resultado (não mais do desejo) pretendido. Paralelamente se dá o contato físico com o(s) elemento(s) em si, mas não no sentido corriqueiro, e sim num sentido mais intenso (Água/Fogo). 
Por exemplo: se almeja prosperidade financeira precisa trabalhar o elemento terra, mas sem perder de vista os outros elementos. Muitas vezes está com excesso do elemento Ar, a cabeça voa, vive mergulhado em sonhos e não traz para realidade física. Sendo assim precisamos mexer na terra, estar em contato e trabalhar não só manipulando-a, mas colocando o resultado desejado de forma nítida (fogo e água) nesta abordagem. Todos os elementos devem estar presentes fisicamente no trabalho, mas lembre-se que eles só introjetarão se firmar a nível psicológico, o RESULTADO desejado, e não o puro e simples desejo ou até mesmo uma intenção mais forte.

Neste mundo físico sempre necessitaremos do elemento Ar - antecipando o resultado a nível da imaginação - para então, através do elemento Terra criar a base, e do Fogo o ímpeto de enxergar o que deseja já realizado assim como de ter o de se mexer na hora certa (ao perceber a sincronicidade te tocando - água) e por fim a presença do elemento água que dará a sequência, a fluidez e o movimento necessário, inclusive contornando dificuldades, se permitir seu livre fluxo, sem se prender a ideias pré-concebidas.

Esse trabalho de mexer na Terra, de plantar algo ou de simplesmente tocá-la, como já disse, não se resume só ao contato e a mera mentalização. É preciso haver emoção! Emoção no toque, emoção nos movimentos e no roteiro da ritualística. Esse trabalho pode até ser feito em grupo para que as trocas possibilitem um reforço no ambiente de forma geral afim intensificar as emoções associadas.
Você só muda de fato a presença de algum elemento em você quando dá total atenção a ele, inclusive quantas vezes forem necessárias, e com intensa emoção!
Alegria, gratidão, despojamento, sensação de ter todo o tempo do mundo para estar ali até o fim dos tempos são importantes!

Existem várias formas de fazer. Uma delas, que acho muito boa, é você se enterrar totalmente, só deixando o nariz de fora, por razões óbvias.
Isso inclusive nos remete a questão da morte, de estarmos enterrados como mortos. Essa aceitação nos reconecta com a Terra imediatamente e a nível profundo!
Se sentir bem estando lá, como se estivesse em casa, confortável e diria até brincalhão com a situação são acessórios indispensáveis.
Existem muitos grupos na internet e redes sociais fazendo trabalhos desta natureza, seria interessante usar sua intuição e procurar algum, pelo menos numa primeira vez, a fim de ter alguma referência. Todavia, como sempre falo por aqui, a coisa deve seguir a sua cara, o seu jeito e ter o seu toque. Lembre-se sempre de criar algo que dê esse toque pessoal no que faz.

Já com o elemento Fogo, por razões óbvias, o contato não se dará dessa forma e sim por aproximação, observação profunda, pela dança em volta, pelo cuidado em mantê-lo aceso, e na atitude de intensificá-lo, seja colocando mais lenha ou outro combustível qualquer, seja assoprando.

Ao praticar pelo menos uma vez por semana ou mais se quiser e puder, em pouquíssimo tempo terá resultados absolutamente extraordinários.
O ideal é não se fixar num elemento específico e sim nos quatro, procurando dar um pouco mais de ênfase àquele que você sente como deficiente dentro daquelas características de cada um colocadas acima. Faça as associações e não se preocupe se estão mesmo certas. Lembre-se que quanto maior a entrega espontânea mais guiado será pelo PAI que habita em seu interior. Escute-se!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: