quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ALÉM DO QUE EU DISSE...

Quando escrevo aqui no Blog, meu intuito não é te convencer a mudar de ideia. Escrevo como quem joga sementes no campo e tenho plena consciência que nem todas germinarão.

Não me preocupo, pois meu trabalho aqui é apenas jogar as sementes.
Apreciaria sim, claro! Que todos pudessem fazer algum proveito.
Sou repetitivo em certos detalhes, pois sei que são muito relevantes para serem esquecidos.

Desejo ardentemente que consiga perceber o quanto antes o imenso poder que tem em mãos. São coisas que não podem ser ensinadas. O aprendizado de verdade somente se dá pela constatação própria e vinda pelos cinco sentidos. Fora disso são apenas informações e ainda por cima incompletas.

Alguns me perguntam como poderão tatear, degustar e cheirar um conhecimento. 
A informação chega em primeiro plano (olhos e ouvidos). É processada de forma intelectual. Durante ou logo após a esse processamento é gerado um ou mais sentimentos.

O sentimento traz consigo uma certa visão coexistente.Muitas vezes sente-se uma coisa com grande clareza, porque na realidade está sendo percebida do ponto de vista interior.
A medida que evolui, pensamento e sentimento acontecem quase que simultaneamente. E assim sendo, tanto os pensamentos gerarão sentimentos que podem se encadear a outros sentimentos, como também gerar novos pensamentos.

Na medida que tenta aplicar, conhecer mais, viver aquilo que recebeu como informação inicial, esta, aos poucos se torna conhecimento. O tato, o paladar e o olfato entram para completar os estímulos que consolidarão a experiência e por conseguinte o conhecimento, permitindo a você escapar da prisão dos "achismos" e "crenças".

Quanto mais usar os cinco sentidos na mesma proporção, maior será a sua integração com o que deseja conhecer. E assim o conhecimento será mais completo.
Não se preocupe se há e se poderá usar os demais sentidos que possui, além desses cinco. Usar os cinco já fará com que vá bem longe.

Se desse jeito for, você irá perceber que não existe nada pré-determinado. O que existe são tendências. Uma tendência pode ser difícil de remover, concordo. Mas nunca será um fato consumado. A força dessa tendência sempre será inversamente proporcional a energia que aplica para mudá-la.

Alguns hábitos só tem força pelo nosso desconhecimento. Seja do hábito em si ou de sua causa. Ao tomar consciência ele enfraquece imediatamente e a medida que essa consciência cresce, ele desaparece!

Muitas pessoas nunca chegarão a um nível de realização total. Não por falta de oportunidade como a princípio parece quando as observamos. A possibilidade está lá, ela existe. Mas é só uma possibilidade...

Todas as tendências estão aí, umas mais fortes outras nem tanto. Essas tendências da natureza humana são como sementes. Podem se fortalecer, crescer e tudo mais. Todavia dependem inteiramente dos nossos desejos e da força (pensamento-sentimento) que projetamos nela.

As pessoas gostam muito de ter em mente que há um certo "controle externo", uma coisa pré-determinada a esse ou aquele ser humano. Isso vem do resquício da educação que recebemos que enfatiza esse "controle externo" das nossas vidas. Seja por um "sistema" e/ou seja por um ente "superior" (visível ou invisível).

Pode ser muito reconfortante saber da existência de um destino favorável, pois parece que o trabalho já foi feito ou a "benção" já foi dada e é só passar no "guichê" para receber. Por outro lado se soubéssemos de um destino desfavorável, e este sendo destino, teoricamente imutável, como ficaria seu campo de ação?

Mais uma vez chamo-lhe a atenção para a tendência em ser "marionete" que alguns de nós tem e que outros tantos acham muito conveniente para faturarem em cima.
Essas tendências que trazemos confundem as mentes mais desavisadas que acham que ter 100% do controle da sua vida é demais.

Elas acham um exagero porque vêem a sua volta um monte de gente sendo levadas ao sabor do "destino".
Mas quem de nós pode provar que existe esse destino pré-determinado? O máximo que pode ocorrer é 50% para cada lado. Ainda sim teríamos 50% de uma certeza na qual poderíamos nos dedicar, transformando sonhos em realidade, que não passa também de outro sonho...

Eu vejo como uma tendência que pode ser perfeitamente alterada caso a pessoa realmente deseje.
De qualquer forma não faz muita diferença se você não quiser acreditar. 
Entretanto, se já está aqui vivendo e tem a oportunidade de experimentar, faça alguma coisa que jamais imaginaria que pudesse fazer, tipo tocar um instrumento (bem fora do comum) como harpa, lira ou trombone. Proponha-se a fazê-lo mas tente descobrir o sentimento. Se encontrar o sentimento nessa experiência com certeza a fará como se tivesse nascido para aquilo, ou seja, com uma tendência adiantada.

E assim descobrirá por si mesmo que tendência sem foco e sem trabalho nada significa. É como uma prateleira cheia de objetos que você não usa, mas pode usar. E se não usa, não servem para nada.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: