segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O PODER DA REPETIÇÃO.


Mudar hábitos pode ser fácil ou difícil. Eles estão enraizados e são energia impregnada nas células, possuindo um registro muito forte e uma intimidade conosco intensa.
Como quando temos um parafuso emperrado, difícil de sair, temos também a opção de buscar ferramentas e óleos especiais que facilitem essa retirada, uma vez que se tentar retira-lo só com a mão, provavelmente não conseguirá.

Assim são os hábitos. Peças emperradas dentro de nós. E estão dessa forma pois foi uma energia (emoção) oriunda de alguma experiência que os colocou lá. Para mudá-los é preciso colocar uma outra emoção de forma que elas interajam e assim possa precipitar o processo de transmutação. Você precisa criar o estímulo (outra emoção) e intensifica-lo através da repetição do mesmo ou de alguma outra emoção semelhante que vá de encontro ao que deseja. Os hábitos são "soldados" na sua psiquê para que possam funcionar diante da ausência de uma consciência mais desenvolvida. Essa "solda" se reforça na medida em que vive o hábito de forma pouco consciente.

E ainda existe o detalhe que determinados hábitos estruturam nosso "equilíbrio emocional". Eles estão conectados a outras características da nossa personalidade e se forem removidos muito rápido, podem causar um certo desequilíbrio, pois "escoram" outras crenças. Tudo está interligado, o que pode ser muito bom por um lado e nem tanto por outro, quando se deseja, por exemplo, mudá-lo. Entretanto é possível através de técnicas específicas, transmutar o hábito, seu alicerce e demais conexões instantaneamente, através de uma auto-hipnose bem feita e específica caso a caso.

Como já disse, hábitos, emoções e crenças não existem sozinhas. Elas formam elos de uma grande corrente, que precisa ser bem compreendida antes de ser cortada. Precisamos viver aquilo de forma consciente para que se abra o espaço para a sua transmutação. Nada dentro de você pode ser retirado, apenas transmutado.

Como o nosso universo interior é amplo, complexo e cheio de entremeios, é necessário compreender não só o hábito em si, mas também a melhor maneira de transmutá-lo que varia de pessoa pra pessoa e de hábito pra hábito. Existem técnicas parecidas que servem a um bom número de casos, mas para se ganhar eficácia é sempre recomendável estar atento a ajustes que deveram ser feitos a todo o instante sempre que se percebe, dentre outras coisas, a não fluidez dos objetivos definidos.

Repare que a repetição é muito usada em diversos métodos de aprendizagem e inclusive de adestramento de forma a criar em seu cérebro o que os especialistas chamam de "vales" ou "conexões neurais" que serão os caminhos pelos quais essa energia do hábito irá circular de forma quase automática.
Não devemos em momento algum duvidar deste poderoso artifício que é o de repetir incansavelmente aquilo que se deseja SER, TER ou FAZER.

Entretanto devemos estar atentos também a questão da maneira de se fazer esta repetição visando mudar um hábito, uma vez que ela pode se transformar num elemento não de mudança, mas sim de reforço daquilo que queremos mudar.
O foco do pensamento/sentimento deverá sempre estar voltado para o que se quer e não para o que não se quer. Se deseja mudar um hábito, mas pensa nele, sente-se incomodado em demasia, fala nele o tempo todo e ainda se pega "sem querer" repetindo-o, terá dificuldades.

Um hábito tem quase vida própria. Ele se comporta como se fosse um ente autônomo instalado em nossa psiquê e tudo fará para sabotar o processo, através da interação com outras emoções. Daí, juntamente com o fato de se fazer as repetições da forma inapropriada pode-se estar criando um desânimo e consequentemente uma descrença na possibilidade real de mudá-lo. Todo o cuidado é pouco.

Todos esperam por resultados rápidos e eles são possíveis. No aprendizado, no ato de decorar fórmulas e palavras de um novo idioma, no trabalho dos atores em gravar seus papéis e principalmente no jeito de ser das crianças que repetem muito do que querem fixar, nos mostram que mesmo sem muitas técnicas sofisticadas é possível se crer que a repetição pode sim mudar muita coisa.

Você pode ir tocando sua vida normalmente e separar um tempo todo o dia para mentalizar, entoar, cantar, ler repetidas vezes aquilo que se quer SER, TER, FAZER ou MUDAR.
Nada disso irá atrapalhar suas tarefas diárias, se você se organizar. Se é importante tem que haver prioridade. Se não há prioridade, não era tão importante assim. Só realizamos de fato em nossas vidas aquilo que é realmente importante. Rompantes, desejos superficiais, meros impulsos baseados em emoções reprimidas não irão leva-lo a lugar algum. Portanto certifique-se do que quer e ponha-se a repetir diariamente independente dos resultados externos.

A verdadeira fé pressupõe acreditar sem ter provas contundentes daquilo que se acredita. Você acredita porque alguma coisa dentro de ti lhe diz para acreditar e põe sua energia nisso com alegria e disposição.
Se não for assim, nem tente. Será pura perda de tempo. Se duvida, ao iniciar o processo, suas crenças irão conduzi-lo por um caminho que provará a você mesmo que nada disso funciona, autenticando a dúvida.
Precisa antes de mais nada dar um voto de confiança a si mesmo. Experimente com fé!
Quanto tempo vai levar, não depende do tamanho do seu pedido. E sim da garra, da energia e da fé que põe, como disse, independente da aparência externa.

Você precisa sentir o que faz. Não é somente uma mera repetição. Repetir com emoção gera o impulso necessário. Tem que ir mais fundo. Arranje coragem e salte em seu abismo interior.
Para aqueles que estão muito afundados em problemas e com muitas urgências, sugiro tentar, no início pelo menos, com questões mais simples, tipo, eliminar um pequeno vício ou mania ou obter coisas de pequeno valor ou mesmo um favor de alguém próximo. Não porque sejam mais fáceis, e sim porque seu cérebro aceita de antemão que coisas pequenas são mais fáceis de conseguir e isso ajuda no processo do fortalecimento da fé, ainda em construção.

Lembre-se todavia que essa coisa de pedidos pequenos ou grandes é um pressuposto somente do nosso cérebro. Para o universo, tanto faz se quer uma bala ou um iate.
Hoje em dia temos a disposição muitas ferramentas que podem colaborar de maneira decisiva, tais como aparelhos MP3, fones de ouvido, you tube (com diversos vídeos, que podem ser convertidos para MP3), compartilhamento de conhecimento com sugestões e dicas em redes sociais e tantos outros. 

Faça cartazes, post it, desenhos, fotos, lembretes escritos aonde possa ver repetidas vezes ou então grave no seu telefone, com sua voz (muito importante ser a sua voz e/ou da sua mãe) frases, mantras, canções, textos, mensagens sobre o que deseja ver realizado, sobre soluções e mudanças, sempre no sentido afirmativo, usando inclusive a correta entonação e impostação da voz, dando a ênfase necessária mas sem demonstrar desespero ou pressa. 

Ouça direto, repetindo em voz alta ou mentalmente, de preferência cantando o dia todo, contanto que não fique desconfortável. Lembre-se: deve ser prazeroso.
Precisa estar claro pra você a diferença entre ênfase, força, clareza e desespero, afobamento, sentimento de impotência, etc. É importantíssimo que perceba, pois a diferença pode ser muito sutil, quase imperceptível, mas para o objetivo, pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.
Comece assim, para que através da prática bem sucedida, sua fé vá se consolidando e criando um hábito saudável de acreditar no imenso poder que traz dentro de você e que tudo, mas absolutamente tudo pode ser mudado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: