segunda-feira, 7 de maio de 2012

A INÉRCIA QUE TE SEPARA DO TUDO QUE É.



A vida é movimento. Até aí é fácil entender. Todavia existem infinitos tipos de movimento, além de um outro infinito modus operandi. Mais uma vez é necessária a utilização da nossa abençoada capacidade de percepção, de olhar o mundo e seus entremeios.
A figura acima sugere que para uma arrancada a frente, uma força contrária, fruto da ação do movimento em si versus a força gravitacional, surge e se contrapõe tentando "restabelecer", digamos, o ponto inicial de "equilíbrio".

A força que arranca será sempre inversamente proporcional a força que se contrapõe quando há o equilíbrio. Se perder o equilíbrio, saberá de antemão que a força aplicada para tirá-lo da inércia, foi excessiva. Não se trata só de causa e efeito. E sim de um retorno, de um feedback que a vida nos dá de presente para que nos alinhemos com quem somos. Para que tenhamos a noção, pela experiência, da quantidade de energia necessária em cada situação.
E a calibração desta energia é muito fácil de se fazer. Basta observar e experimentar!

A vida está pré-programada para sempre buscar esse equilíbrio, que é seu estado natural. Mas ela, a vida, tem em seu bojo, essa coisa do movimento, do agito, de um frenesi quântico que é em primeira análise, sua base indissociável, e sendo assim ela se exala como se fosse dois pratos de uma balança, buscando, como disse, um certo equilíbrio.

Esse equilíbrio nada mais é que um ponto de repouso qualquer e nada tem a ver com conceitos de certo e errado. É simplesmente um ponto de "repouso" ou se quiser, de descanso.
Seguindo esse raciocínio, poderíamos ir a vários lugares, mas quero me deter, por hora, em apenas três pontos que considero importantes para um bem viver. São eles:

1- A quantidade de força aplicada determina de sobremaneira o sucesso do movimento.
2- A percepção, não do momento certo, porque este, em si, não existe, mas sim das confluências exatas na hora da partida. Tal como se faz quando se passa por um cruzamento. Você espera o momento "vazio" ou se quiser, "certo" para passar...
3- A direção, o sentido, a apontamento da energia aplicada, a mira no alvo desejado.

A princípio parece até óbvio o que estou dizendo. Mas quando olhamos o dia a dia, vemos que nenhum dos três aspectos são considerados de maneira adequada, e em conjunto. Talvez, dentre outras coisas, a inobservância de que cada minuto do seu dia a dia é muito muito muito importante, e pode por si só, destruir o trabalho de um dia inteiro.
Quantos que me leem agora já não passaram por isso? Faz tudo certo e às vezes um pequeno detalhe, aparentemente insignificante vem e derruba tudo.

Por incrível que pareça, um outro aspecto relacionado também, diz respeito a lembrarmos de nós mesmos a cada minuto. Tarefa simples, mesmo considerando a dispersão causada devido pelo excesso de consideração que fazemos ao mundo externo.

Lembrar de si significa o que a própria frase está dizendo. Não se trata de mais um jargão de auto-ajuda. É apenas voltar a atenção a você mesmo e a seus pensamentos-sentimentos naquele instante. Não há necessidade de grandes aprofundamentos. Entretanto esse movimento não é intelectual, e sim através do sentir. Você lembra de si mesmo através do sentir. Vou repetir de novo: é pelo sentir!

Você pode até usar artifícios, tal como pronunciar seu próprio nome como base para o retorno ao tal ponto de equilíbrio, ou seja, aquele ponto em que lembra de si mesmo.
Exemplos: oi fulano! alô sr. fulano, vc está aí? está bem? eu sinto que sou! eu estou bem! o bem-estar é meu estado natural! ou então algumas respirações mais profundas e atentas, e assim por diante.
É um diálogo consigo mesmo, de preferência em voz alta, mas se não for possível, pode ser feito a nível mental.

Quem nunca ouviu falar sobre contar até dez antes de responder a alguém, principalmente quando se é atacado por esta pessoa? quando se conta até dez, nada mais acontece do que lembrar de si mesmo.
Todavia, devido a determinados hábitos adquiridos, esse estado natural só retorna após um período de persistência diária e se possível a cada minuto da sua vida.
Existe a possibilidade dele vir de forma instantânea, depende de cada um. Existe também a possibilidade de flutuações e de uma série de entra e sai durante o experimento.

Não estou dizendo que com isso você ficará bonzinho, calminho, um verdadeiro monge budista e nem nada dessas bobagens propaladas por aí. Haverão momentos em que falará alto, será incisivo, firme e tudo o mais que for necessário para aquele momento específico. Não se tornará um mosca morta e nem tampouco um Rambo solto nas ruas. A quantidade de energia, o momento e a pontaria serão sempre na medida. E isto, tenha a certeza, irá transformar sua vida radicalmente!

Quando retorna a si mesmo, retoma a percepção dos três aspectos que relacionei acima. Se lembrar de si, perceber-se a cada instante, nunca haverá excesso ou falta de energia no que faz e nem distração quanto aos cruzamentos e muito menos quanto a pontaria necessária.

Trata-se do começo de um estado de meditação permanente, contínua. Você não senta mais e nem precisa fazer nenhum desses "cursos" de meditação. Seu estado meditativo natural chega de mansinho e se instala sem esforço algum. Você meditará o dia todo! É como mexer os braços e as pernas. Você faz naturalmente por que atingiu um nível de intimidade com o movimento que jamais precisará de arrancadas ou freadas bruscas. Sendo que chegará muito antes ao objetivo final e absolutamente renovado.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: