quarta-feira, 16 de abril de 2014

LIBERDADE E SACRIFÍCIO...


Essa mentalidade de que provocar grandes desconfortos ao corpo e a parte psicológica nos faz crescer é muitíssimo relativa. Depende de inúmeros fatores e se for excessiva causa mais destruição do que benefício. Isso é uma mentalidade originada do militarismo, da disputa de terras, da antiga lei da selva, que convenhamos, serviu ao seu tempo, mas que hoje, devido a evolução da espécie, não deixou de existir, mas se transformou profundamente!

Exercitar o corpo e a mente é uma coisa. Se impor sacrifícios exagerados é outra completamente diferente e que às pessoas confundem tanto que chegam a sentir orgulho desta porcaria inútil e desnecessária. Mas que muitos seguem vivendo.

Quem está preso à esta ideia, ou ao menos acha que ela é um "mal necessário", se equivoca. Não só por pensar assim, mas por estar embarcado numa teia densa e complexa do inconsciente coletivo, do senso comum, do que a maioria acha "cabível"...

Estar embarcado no senso comum te impossibilita de experimentar novas ideias, novos caminhos. O senso comum praticamente não evolui. Muitas vezes, tenho a nítida sensação de que ele involui.

Claro que vivemos em sociedade, numa grande tribo. E algumas coisas devem mesmo ser respeitadas. Aliás, às crenças alheias, por mais absurdas e idiotas que possam parecer, fazem sentido àquele SER, e por isso devem ser respeitadas, pois cada um tem o seu tempo de ver, de aprender e perceber. Não há o que forçar.

Todavia, não há necessidade alguma de você se forçar a nada também. Sendo assim, se algo lhe desagrada, ou você abstrai disso ou cai fora.

A liberdade que tanto almejamos nada mais é que um estado psicológico. Ou seja: um estado de SER. Ela começa e termina aí dentro e passa longe de mentalidades de sacrifício e esforço. 

Já vi muitos atletas, por exemplo, evoluírem espantosamente, dentro daquilo que muitos vão dizer ser um baita sacrifício. Talvez esteja aí um grande mal entendido. O atleta, se "sacrifica" pelo PRAZER de se exercitar, de competir, de compartilhar, de incentivar aos outros, pela adrenalina e outras substâncias que o cérebro libera, enfim, por "n" motivos que segundo sua análise pessoal, compensam e transformam aquele "sacrifício" em prazer!!!

Aí está o porquê dele progredir. Nem ele e nem ninguém nunca vai progredir pelo sacrifício, pelo desagrado ou pelo esforço, e sim pelo prazer!!! No fundo é isso que estimula e motiva a todos.

A liberdade nasce pela eficiente busca e localização dos prazeres embutidos em tudo que fazemos. Daí às coisas começam a fluir mais e a dar certo, realimentando e mantendo acesa a chama do prazer oriundo da realização bem sucedida!!!

Se já revirou tudo e não há nada que te dê prazer naquilo que está fazendo, caia fora imediatamente!!! Não insista naquilo que é só esforço, porque senão, vai viver um verdadeiro inferno, indo na contra-mão do que é natural e do que flui como um rio.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: