sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ASPECTOS PRÁTICOS DA TEORIA DO CAOS.



Atendendo a pedidos, comentarei aqui aspectos práticos, sobre como olhar para o caos e conseguir enxergar uma certa ordem ou uma razão de ser.

Ao olhar o caos da vida moderna e mais ainda, quando vemos o caos em nossas próprias vidas, muitos de nós só percebem desordem e bagunça. Ficamos atônitos e sem rumo. Essa atitude de desespero, apesar de natural diante do medo que nos envolve, veda qualquer oportunidade de ver a solução que está implícita nessa aparente desordem.

O ideal seria você relaxar e se postar em uma condição de mero observador. Mas como diria o velho ditado: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco"... Reconheço a dificuldade que se apresenta, uma vez que nossa educação não privilegia o exercício da observação como movimento natural desde os primórdios de nossa existência. 

Ao contrário, somos sempre induzidos, quando não obrigados, a seguir a opinião e o ponto de vista dos outros. Na verdade, muitos de nós, se encontram hoje numa condição de total escravidão a esses ditames.

Contudo, quero deixar claro aqui de uma vez por todas que não existe outra saída para uma vida melhor que não passe pela auto-libertação da opinião dos outros e a investida séria no ato de observar.

Sendo assim para que você consiga olhar o caos com outros olhos é necessário:

1 - Relaxar, mas se não for possível, num primeiro momento, siga assim mesmo!
2 - Comece a exercitar seu poder de observação, e faça isso em todos os aspectos da sua vida. Desde ler os rótulos dos produtos, prestando a atenção na forma, conteúdo e todos os detalhes. Indo a fundo por exemplo, em quantos homens estão de barba feita naquele dia e olhando tudo a sua volta, como aquela fofoqueira da janela. Sendo que sua janela não será fixa como a dela. Você a levará por toda a parte.
3 - Desconsidere o mais que puder a opinião dos outros. Veja, isso nada tem haver com desrespeitar o próximo, apenas trata-se de que cada um cuide da sua própria vida.
4 - Observar sem fazer juízo de valor. A fofoqueira observa tudo, mas fica o tempo todo emitindo opiniões. De início isso parecerá uma tarefa quase impossível, mas lembre-se sempre que o que eu sugiro aqui deve começar aos poucos e ir criando um movimento natural de sintonia com quem realmente você é! Se observa mas se envolve com o que observa, deixa de observar com profundidade, uma vez que está envolvido. É um trabalho! Mas vale a pena tentar!

Veja, quero reforçar essa parte pois ela é muito, muito, muito importante! Devemos adquirir o movimento natural de contemplar, apreciar e ver como espectadores de nós mesmos. Sem isso, nunca veremos ordem ou uma certa lógica no caos!

Use sua imaginação e se observe como se estivesse numa arquibancada sentado assistindo a um jogo.

Bem, dito isso, vamos aos finalmentes:
- Quando eu olho para o caos do mundo ou da minha vida, não adianta eu querer dar interpretações a eles. É inútil e mera perda de tempo tentar analisar sob o ponto de vista racional, mesmo que consigamos uma "explicação" para suas razões.

Veja, explicações existem, o caos guarda uma interconexão com sucessivos movimentos naturais e de pessoas em todo o planeta. Todavia o nosso foco deve ser, antes de tudo, compreender o que se passa conosco e não com aquela situação específica.

Se você exercita seu poder de compreender o que se passa contigo em razão dos sentimentos que nutre, a compreensão de tudo o mais que existe chega a você sem qualquer esforço.

O caos do mundo ou da comunidade que vive também pode ser perfeitamente compreendido entrando em contato com esse mundo de emoções, sentimentos e pensamentos que habitam seu universo interior. O caos é apenas uma imagem espelhada!

Quando entender a maneira como olha para o mundo e que sentimentos esse olhar produz e o que disso resulta, tudo começa a fazer sentido, inclusive o caos.
A beleza e a magia do caos está justamente aí: Ele comporta várias razões e ao mesmo tempo não tem o menor sentido, pois ele expressa nossa realidade interior, nossos conflitos, medos e pontos de interrogação. Sendo assim devemos usa-lo como espelho. 

Olhe para o caos e tente perceber o que sente.

Se é medo, por exemplo, continue observando o lado de fora, ou seja a situação caótica que vive, pois ela trará até a sua visão tudo aquilo que precisa ver e está "escondido" dentro de você!

O caos nada mais é que um forte estímulo a tudo aquilo que precisa ser vivido, sentido e observado!

Diante disso, a atitude mais sensata seria abraçar o caos! Apreciá-lo, vive-lo e como disse e não me canso de repetir, observa-lo sem fazer juízo de valor.

É óbvio que não ficará numa atitude passiva diante do caos. Algo precisa ser feito. E esse algo começa pelo ato de observar, segue até o amadurecimento dessa vivência e após nascer a consciência, você age com eficácia. Suas ações ganham força e sentido, pois estão embasadas na plena consciência das suas emoções.

Se percebe o que sente, não reprima, aceite! Sinta esse medo ou qualquer outro sentimento que lhe arrepia a espinha! Um pouco de vontade basta. 

Algumas pessoas recuam diante do que sentem, pois não confiam em si mesmas, e em seu maravilhoso sistema de emoções do seu corpo. Temem o que desconhecem!

Seu corpo foi projetado para sentir todas às emoções e vivê-las plenamente. O caos da sua vida ou do mundo que lhe cerca são acessórios que forçam a você remexer naquele baú empoeirado que se encontra guardado há muito tempo e precisa ser descoberto, conhecido ou reconhecido.

Quando aceita e vive com desprendimento o caos, a vida lhe agradece trazendo-lhe todas às perguntas, todas às respostas e no final o silêncio maravilhoso do reordenamento que acontece de forma automática!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: