sábado, 23 de abril de 2011

ENTOAÇÃO DE MANTRAS.



No "princípio" era o verbo. O poder da palavra. O som que vibra. A vibração que expande e contrai, expande e contrai ao infinito e portanto influencia ao redor, no tudo que é!
Faça- se a luz! E a luz se fez. Faça-se o mundo! E o mundo se fez. A mesma palavra que constrói é a que destrói. Positivo e negativo originam-se da mesma fonte.

Os mantras são tons de uma determinada frequência modulados por certos timbres que são o resultado da respiração aliado a determinadas nuances que certas palavras produzem ao serem entoadas. São sons que emitimos para propagar e reverberar pensamentos e sentimentos, ou seja, uma determinada intenção.

São como ecos lançados no ambiente e que dele reverte uma espécie de resposta ao cântico. Esse eco atua como estímulo primário de um sem número de efeitos em nosso interior. 
Se puder entoa-los na forma de cânticos, dando-lhes ritmo, compasso, timbre, intensidade adequadas - o que varia com a intenção - eles serão potencializados. 
O verbo, a palavra, o som são a síntese das intenções. Daí a necessidade de estar atento a intenção para que ela se afine com quem é de verdade e assim ajuste a base do mantra.

A respiração é o "mecanismo" chave. Entoar mantras nada mais é que "modular" e trabalhar a respiração. Trata-se da mesma modulação que se faz em um sinal elétrico, o mesmo do Rádio, TV ou celular. Quando o sinal está devidamente modulado a mensagem chega a seu destino e é inteligível.
Respirar é muito mais que uma questão de sobrevivência. Respirar afinado com a intenção é o mesmo que ter uma chave universal que abre qualquer porta.
A respiração é o elo chave que nos conecta a todas as dimensões. A respiração em todas as suas modalidades - e o mantra, como disse, é uma delas - altera tudo: Pensamento, sentimento, energia, bem-estar e ainda um monte de coisas ao nosso redor.

Portanto se deseja ascender, se elevar a nível vibratório e perceber outras nuances, outras formas, se quer se controlar, se compreender, trabalhar seu mundo interior e por conseguinte tudo que está a sua volta, RESPIRE! Parece óbvio, mas não é tanto assim. As pessoas de uma maneira geral não sabem respirar, não percebem como está a sua respiração e muito menos os sinais que ela nos dá a todo o instante.

Só percebemos mesmo quando damos uma corrida, fazemos sexo ou qualquer outro esforço aonde necessariamente ela muda, primeiro para dar um "limite" ao que fazemos, dentro daquilo que estamos preparados, e segundo para promover a circulação energética que o ato requisita.
Tente observar sua respiração quando está nervoso por pelo menso 15 segundos e verá que o nervosismo some ou ao menos ameniza.
Muitos povos trabalham os mantras e outros tipos de respiração cientes de que este é o caminho mais "curto" para se conectarem consigo mesmos.

A respiração feita ou não com mantras pode, entre outras coisas, eliminar "restos", retirar traumas, amenizar todo e qualquer estado de ânimo, de confusão e descontrole.
Pode também, recarregar nossas "baterias", alinhar os chakras e aliviar qualquer tipo de ansiedade ou medo.
Se necessita limpar, retirar, aliviar o que quer que seja, inspire profundamente e retenha o quanto puder. Depois expire totalmente, e quando digo isso, quero enfatizar que deve expirar até sua barriga e peito praticamente encostarem nas costas. Precisa tirar todo o ar de dentro do seu corpo e paralelamente imaginar o que se quer retirar, saindo pela respiração. O que de fato acontece. Pelo menos dez minutos por dia ou mais se quiser e em apenas uma semana os efeitos serão sentidos.

Se deseja relaxar, se conectar com seu ser interno, receber uma resposta, tirar uma dúvida, inspire e expire calmamente e preste o máximo de atenção e todo esse processo. Perceba o ar entrando, ocupando os espaços dentro do pulmão, preenchendo você com vida. Faça com máximo de tempo e detalhes que puder. Dez minutos, uma hora ou o dia todo.
Se quer recarregar, ganhar força, fôlego, coragem, lucidez e alegria encha os pulmões o máximo que puder e retenha assim pelo tempo que aguentar. Expire devagar e ao fazê-lo, se desejar entoe o mantra OM esticando o máximo que puder sem desconforto o "M" com a boca fechada como se tivesse murmurando.

Durante o dia procure perceber como está a respiração. Se lenta-rápida, profunda-rasa, rítmica-arrítmica. Sinta, perceba sem fazer julgamentos, sem avaliar nada, apenas observe.
Depois que tiver adquirido uma certa prática em prestar atenção na respiração, comece a atentar-se a ela quando conversa, fala ou mesmo discute. Não precisa fazer força para mudar coisa alguma. Apenas observe. Aos poucos irá sentir um equilíbrio maior, uma quietude extasiante e uma harmonia mais duradoura, independente do meio externo.

A respiração é uma grande meditação e uma verdadeira prece que um homem é capaz de fazer!!!
Conhecendo-a, automaticamente seu poder de mantralizar verbos com alto poder de modificar seu estado geral aumentará significativamente.
Faça, experimente, lide todos os dias com este maravilhoso mecanismo do nosso corpo que pode fazer toda a diferença. 



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: