domingo, 24 de abril de 2011

O RESUMO DA ÓPERA: A CELEBRAÇÃO.



Bem, palavras são só palavras. Elas são um mecanismo que transmite certas mensagens, são úteis, claro, mas ao mesmo tempo muito limitadas.
Estou aqui numa tentativa quase patética de transmitir algo que lhe seja útil de alguma forma. E neste ínterim, me permito, em mais uma "nova" louca tentativa, esclarecer o que seria o tal "Resumo da Ópera".

Este resumo, ou seja, o resumo de uma vida de grandes experiências deve necessariamente se embasar em três premissas básicas, sem as quais, nada estará de fato sendo feito. Você pode ser um grande filósofo, um padre, um monge, um líder comunitário, ou o que quer que ache que é. Mas sem estar efetivamente praticando no seu dia a dia, de forma natural, essas três premissas básicas, tudo não passará de fantasia, de subterfúgio, de escape ao que você representa de fato no mundo em que vivemos.

São elas: ALEGRIA, APRECIAÇÃO E GRATIDÃO.

As três juntas formam o que costumo chamar de CELEBRAÇÃO!
Elas estão conectadas mas não são interdependentes até que você comece a CELEBRAÇÃO.

Veja eu posso ser alegre, posso estar alegre, mas não ser intencionalmente grato. Minha apreciação também pode ser muito limitada ou restrita unicamente ao que acontece comigo ou a pessoas próximas a mim. Não é este o caso que quero colocar como prática desses três fatores.

Por isso sempre digo, CELEBRE! Mas as pessoas retrucam: Celebrar o que? Nem ganhei na loteria ainda...
A verdadeira celebração ocorre a todo o instante e sem nenhum MOTIVO EXTERNO. A verdadeira celebração que enleva a alma ocorre de maneira espontânea. E quando não, é porque estamos consciente ou inconscientemente bloqueando o seu fluxo.

Quando você celebra, está ao mesmo tempo ALEGRE, APRECIANDO A VIDA e AGRADECIDO por desfrutar de cada minuto e pelo simples fato de SER quem você é!
A CELEBRAÇÃO é o três em um. É portanto uma das maiores expressões do ser humano na vida.
Da CELEBRAÇÃO nasce o amor. O amor nunca existirá aonde não há CELEBRAÇÃO.

É muito comum vermos esta atitude de forma natural nos animais e nas crianças. Por que? Porque eles estão sintonizados com a energia cósmica universal e não adquiriram o medo (ainda), a resistência e os "padrões morais" em suas múltiplas manifestações. 

Os animais não pensam na morte, nem tampouco em compromissos de qualquer tipo. Não se preocupam se terão algo para comer no dia seguinte, pois instintivamente reconhecem a imensa abundância da natureza, e sendo assim, relaxam e repousam sua confiança no fluxo natural da vida. 

O ato de celebrar é fácil, gostoso, dá retorno, reaviva e intensifica a sensação de estar vivo.
Mas celebrar sem motivos não parece algo viável para mentes excessivamente carregadas pelo pesado fardo de uma lógica de barganha. 

Quero deixar claro de uma vez por todas que não pretendo aqui extirpar esta lógica de barganha de nossas vidas. Onde temos que ter um motivo "relevante" para celebrar. Quero apenas coloca-la no seu devido lugar, com as atribuições que lhe são pertinentes, nada mais e nem nada menos que isso! Se tem motivos, ótimo! Celebre! Se não, celebre também!

A humanidade foi fincada assim com o evidente propósito de tentar limitar a sua expansão. Tem coisas que só o entendimento emocional consegue compreender. Uma delas é a criação de filhos. Que lógica em sua "sã" consciência, concordaria com o investimento, trabalho e forte renúncia que a criação de um ser nos "toma"? É só mesmo o amor que pode dar suporte a essa empreitada e ele não cabe dentro da lógica de troca pura e simples. 

E não é porque falo e enalteço o amor que desprezo a lógica das trocas. Cada qual com sua função. A lógica  das trocas pode, por exemplo, e neste caso da criação de filhos, graduar para uma escala menos excessiva o "amor" que é dado ao filho. Todo o excesso ou toda a falta me parece não ser recomendado.

A dúvida, a pena de si mesmo, o conflito vão sempre perguntar: Está comemorando o que? Nada novo aconteceu! Deixa de ser bobo e pare agora com essas bobagens! É isso que ela lhe dirá quando começar a celebrar o dia lindo que chegou, a brisa, o frescor da manhã. Ele dirá: Mas está muito calor! Estou derretendo! Caramba! Preciso de um ar condicionado! A mente falará essas coisas para te tirar do seu centro, para afastar você de você mesmo.

Ela não faz porque é perversa e quer te destruir ou coisa assim. Não transforme sua mente em inimiga. Apenas observe. Ela está em ti apenas para criar um contra-ponto. Para que tenha referências e possa trabalhar o imenso poder que se origina das emoções.

Se passa a vida questionando o por que de não ter um ar condicionado, perde tudo que ela poderia lhe proporcionar. Veja, eu uso ar condicionado. Agora mesmo estou aqui com o bundão sentado, escrevendo esse artigo com ele ligado e gelando. Mas e se não tivesse? Abriria a janela. Aqui onde moro tem uma brisa refrescante, já seria um motivo a mais para celebrar, mesmo que ainda não precise de motivos para isso.

Então, se tenho o ar condicionado, celebro! se tenho a brisa, celebro! se está calor celebro! se está frio celebro! se é segunda-feira ou sexta eu celebro! Não quer dizer que não devo desejar mudar, melhorar ou aperfeiçoar as coisas na minha vida. Devo sim, querer melhorar, mas sem jamais me lamentar pelo que tenho hoje.

Até porque eu jamais vou conseguir sair de qualquer situação que me incomoda através de reclamações, lamúrias e choro, pois eles reforçam aquilo que quero me livrar.

Agora a CELEBRAÇÃO que me refiro não é uma estratégia para que eu saia de situações indesejáveis. A celebração deve ser como o ato de respirar, e como tal, deve acontecer de forma natural e fazer parte de todas as suas células. Celebração que somente está na cabeça não tem efeito algum, é só uma representação muito mal feita.

Esta naturalidade tem a ver com a sua maneira de ser. Você só conseguirá celebrar se for uma pessoa absolutamente natural. E para isso precisa expressar o que sente, seja o que for, sem se preocupar com o que os outros vão pensar. Precisa se habituar a ser você mesmo, como são as crianças e os animais. Na verdade terá que desaprender, esquecer e transformar hábitos que estão relacionados com a repressão e padrões da sociedade. 

Celebração e rebeldia se relacionam, assim como rebeldia e inteligência. Pessoas verdadeiramente inteligentes são rebeldes e se expressam.E essa expressão é de celebração. Custe o que custar.

Ao se expressar, você se liberta, se solta, se flexibiliza e então abre as portas para o fluxo da celebração.
Esse fluxo pode, deve e é contínuo por natureza. Se celebra, entra em contato com o fluxo universal, que é pura celebração. E o ápice se dá pela fusão. A sua celebração se torna una com a celebração universal. E uma celebração sempre "puxa" a outra.

Assim, seu corpo todo irá celebrar. O sangue que circula irá circular em forma de celebração. Seu olhar, que será um olhar de celebração, encontrará sempre algo para trazer alegria, sentimento de gratidão e uma imensa apreciação por tudo que existe.

Não significa que se torne um alienado aos problemas do mundo. Terá sim, consciência deles, mas não ficará preso e saberá que está contribuindo de forma decisiva para amenizá-los, com esse constante estado de celebração.

Não espere o amanhã! Comece agora a celebrar a vida! 
TIM TIM!!! 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: