sexta-feira, 8 de julho de 2011

O EFEITO SOMBRA.



Toda a luz produz uma ou mais sombras. Veja a luz do sol que apesar de se "espalhar" por toda a superfície do planeta, sempre encontra um anteparo, que por sua vez contribui no processo de criação da sombra.
Luz e sombra são uma coisa só. Uma é desdobramento da outra. O movimento de manifestação do universo necessita das duas para manifestar e criar o ambiente da experiência relativa. 

O "anteparo" pode ser qualquer um de nós e os demais seres. Somente aqueles pertencentes ao mundo do relativo. Esta é a síntese inicial da luz e da sombra. Inicial por não estar completa, mas por estar em um estágio, digamos assim, de desenvolvimento. 
O estágio inicial de reconhecer a consciência, somente se desenvolve através da comparação. Eis um intrincado mecanismo. A consciência é "virgem" em muitas manifestações e por isso "necessita" da comparação, não para que ela aprenda nada, e sim para que ela se sinta impelida a se "mexer"... A comparação ou seja, a vida em si é um cutucão que se dá na consciência.

Chamo de consciência, a alma, a essência, o EU superior, o self, ou qualquer outro nome para tentar definir aquela parte perene em nós, a nossa verdadeira origem, a energia inteligente que nos mantém vivos aqui.
Mas se para fazer a consciência se manifestar em todos os níveis eu preciso cutucá-la. Esse cutucão, precisa ser bem sofisticado e inteligente apesar de ser também muito simples e direto.
E nada melhor que o contraste, que a comparação, que o oposto, que a antítese em várias formas, níveis e intensidades diferentes para provocar esse latejar de infinitas variedades. 

Se as possibilidades da consciência são infinitas, os estímulos também devem ser. Não se desenvolve um "equipamento" deste nível com estímulos limitados.
E aí está a vida, portadora de todo esse arcabouço de estímulos, capazes de nos cutucar de múltiplas formas. A vida é imensa em sua complexidade interativa e nem podemos mensurar isso.

O efeito sombra, muito bem propalado em livros, cursos e palestras, é sem dúvida o resultado deste infinito sistema criado para desenvolver e para fazer com que a consciência se expresse com a máxima amplitude. Apesar de ser impossível daqui de onde estamos, medir essa "amplitude", segundo qualquer critério existente atualmente.
A consciência não pode ser medida em escala linear. A consciência sequer pode estar em uma escala.Toda a forma de medir, avaliar, quantificar é por si só limitada. E a consciência é ilimitada.

O efeito sombra tem a ver com aquilo que aparentemente nos "falta" e pomo-nos a buscar. Essa sensação de falta aponta nossa atenção para o que está oculto, opaco, mas que está lá, não em um "lugar específico" dentro de nós, mas sim em toda parte de nós, sem que se evite a sensação abíngua de SER e TER e de não SER e TER ao mesmo tempo. Uma sensação deveras incomoda para aqueles que a percebem, sendo perfeitamente compreensível, após alguns kilometros de jornada, as suas razões.      

Portanto, o ego, o oponente, a nossa sombra, NÃO SÃO NOSSOS INIMIGOS! ALIÁS, SÃO SIM, NOSSOS MELHORES AMIGOS! Eles estão aqui para nos ajudar a fazer com que nossa consciência se expresse com a plenitude total!
A interpretação distorcida que se dá deste fundamento, muitas vezes fruto do que ouvimos a vida toda com histórias da carochinha sobre deus, diabo, fogo do inferno e outras grandes bobagens mais, atrapalha bastante o andamento do processo que foi concebido para ser gostoso, leve, rico, pleno e muito alegre!

Precisavam te convencer de alguma forma que o sofrimento enobrece, que ralar na vida faz parte, que a pobreza e o sufoco trazem muita sabedoria... Aff... Quanta bobagem!
Realmente existem pessoas que só funcionam no tranco, mas essa não é a principal forma de fazer as coisas.
Aquela imagem de cristo pregado na cruz foi o maior, eu disse: o maior crime já cometido contra a humanidade! 

Veja não me interessa se aconteceu ou não. Essa não é a questão. Estou falando da finalidade escondida por trás desta história que afetou de sobremaneira o desenvolvimento da humanidade e se não foi arquitetada por mentes muito, mas muito podres em todos os sentidos, pelo menos foi muito bem aproveitado por essas mesmas mentes doentias.

Ainda bem que isso é passado e pode ficar muito bem obrigado por lá, e caso eu decida, em nada me afetará!
Mas vemos um resquício muito forte desta herança maldita - que talvez nem seja tanto, se observar que este desafio pode também contribuir como um forte estímulo que venha a desenvolver a nossa consciência de uma maneira que só aconteceria se esta história fosse mesmo contada como foi.

Percebo o embaraço das pessoas em falar e lidar com as próprias sombras. E por sombra, devemos entender não são só aquelas coisas que julgamos ruins, - independente de serem ou não - mas também uma infinidade de coisas prazerosas e maravilhosas que poderíamos expressar e manifestar aqui, mas que, por causa do medo, vergonha, raiva, ciúme, inveja, cobiça, e de outros sentimentos e limitações auto-impostas não fazemos.

Precisamos urgentemente acabar com idéias que impedem a aproximação de nós com nós mesmos! Já falei no blog, em vários posts sobre aceitação, portanto não vou me estender aqui. Mas a primeira palavra que vem realmente é essa: Aceitação! Deixe de lado todo e qualquer tipo de embaraço em lidar com suas deficiências e limitações. Se abrir sua mente assim, já terá dado um passo importante. 
Nossas sombras, apesar de sabotarem muitas coisas que tentamos fazer e com isso causar enormes prejuízos, são sim nossas, melhores amigas.

Há que se deixar de lado urgentemente o medo e a vergonha em lidar com o medo e a vergonha.

Agora é claro que não vou viver recheado de sombras. E nem devo. Pois vim aqui para reconhecer-me, saber quem sou, lembrar de mim. E para isso tenho que jogar luz (consciência) no que está guardado. Nada de entrar em guerra e de brigar com qualquer aspecto seu, apenas olhar para ele e apreciar todo o mecanismo embutido nisso. Fazer um estudo desapegado de si e tranquilo como quem observa uma linda paisagem do por do sol.

Foram tantas sombras acumuladas pelos séculos de uma existência despercebida, que seu poder reunido, em uma única pessoa, seria capaz de dizimar o planeta Terra. 
Há que se respeitar e lidar com ela num movimento de aproximação e não de afastamento e ocultação como fazem a maioria das pessoas.

As sombras devem e podem se reintegrar ao seu ser. Elas fazem parte dele. Não há como jogá-las fora. Não existe o lixo. O que há é a possibilidade de reciclá-lo. Sendo assim, pare de querer destruir ou esconder. Olhe para suas sombras. Converse com elas. Procure entender como elas agem e o que querem. Existem diversos motivos para a existência de sombras em nossa psique. Esses motivos, apesar de interessantes, não são e nem nunca serão um motivo para permanência delas, nesse estado sombrio.

O viver de modo inconsciente cria sombras. As vezes são máscaras, personagens que criamos, coisas que os outros queriam que fôssemos ou fizéssemos. Nesse caso deixamos de lado o que deveríamos SER ou FAZER aqui, para fazer coisas que nada tem a ver, e com isso nos afastamos da nossa essência, do nosso propósito. 
Este fato gera um conflito interno tremendo e cria sombras de difícil solução. A não ser que retornemos e compreendamos o que de fato queremos SER, TER ou FAZER.
O mundo externo nos ajuda trazendo os estímulos inerentes as interações. É importante viver isso, mas sempre se voltando aos reflexos criados em nosso mundo interior.

Tudo, mas absolutamente tudo está dentro de você. O "bem" e o "mal" que pode lhe acontecer. Aquilo que vive e deixa de viver. Todas as opções estão aí dentro, agora, nesse exato momento. Como disse, aproveite os estímulos que o mundo exterior nos traz a cada instante mas não se identifique com eles. 
É um jogo que só se aprende jogando. Se relacionar diariamente com um mundão desses sem se prender, apegar  e se identificar é uma tarefa simples, mas que pode ser bastante fácil ou difícil, dependendo unicamente da sua pré-disposição em estar ali, na vida, e participar dela sempre se lembrando de você. 
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Eliza disse...

Aprendendo mais um pouco...