terça-feira, 28 de junho de 2011

INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO X AÇÃO.


Não chegamos nesse mundo com um manual de instruções. Portanto, nada sabemos sobre como se comportar, o que fazer ou não fazer nas diversas situações que se apresentam. E mesmo se existisse tal "manual", ele seria muito complexo para ser entendido apenas pelo intelecto. A vida apresenta infinitas nuances para serem descritas numa relação e em qualquer tipo de ordem de grandeza.

Muitos "sábios", muita gente "inteligente" fala um monte de coisas. E não se contentam apenas em afirmar ser a verdade ou a solução para o seu problema. Chegam ao absurdo de afirmar ser a "única" verdade...
A inquietação que nasce da alma e te empurra mundo adentro, te dispõe para ouvir coisas que, pelo menos por um tempo, não poderão ser comprovadas de fato. Algumas até parecem familiar, tem até um certo sentido, uma lógica que te diz algo.

Certeza que é bom, nada. A certeza é filha única da experimentação. Ela é o espelho da mãe. Se transfigura conforme a mãe avança. Só nos resta - mesmo que a força - experimentar.
Testamos, verificamos, perguntamos, estudamos, interagimos. A reflexão reflete o estado da alma. Mas a procura continua porque a resposta da hora te satisfaz somente naquela hora, talvez por um momento um pouco maior e ponto.

A vida passa e rápido. Vai passando porque a vida é inexoravelmente um movimento contínuo de eternos agora. O que está parado está morto. Vida e movimento tem exatamente o mesmo significado .
Se é assim, você tem que começar, não importa aonde esteja. Então você acredita. Acredita em Deus, em Santos, em histórias. Mas acreditar nem chega perto do verdadeiro conhecimento, da verdadeira constatação.
Acreditar é quando ainda não temos a consciência plena e precisamos tatear, e ir avançando como um cego que lê o alfabeto Braile.

Existem vários níveis de crença. As vezes "acreditamos" apenas para nos manter inseridos num contexto, numa situação. Transformamo-nos em marionetes sem perceber. Seu nível de movimento é um espelho nítido da quantidade de vida que exala.
Acreditar é um passo que pode dar, talvez num início, ou num fim. A crença pode te levar ao infinito ou fechar você num caixão muito bem lacrado. E as histórias que contam, ahhh... as histórias... Elas são muito boas.

Constatar o óbvio, aquilo que está e sempre esteve ali na sua cara deve soar como um soco bem dado: A vida foi feita para ser vivida. Seu paraíso é aqui e agora, exatamente aonde está. Percebeu? ah... não? então esqueça de procurar paraísos, se não consegue enxergar o que vive agora, como acha que irá reconhecer outros?

Posso ir aqui ou ali. Ouvir pregações, palestras, cursos. Ler de tudo. Eu sei que isso me acrescenta algo. Quem alguma vez já melhorou de fato e de forma permanente por ter lido um livro ou ido a um curso? Veja, não me refiro a informação adquirida, você pode até ter saído desse curso ou livro com muita informação, mas em que medida isto afetou a sua vida? Nem sempre saber muitas piadas faz de você uma pessoa engraçada e bem-humorada.

Conhecimento deve brotar da consciência, senão, é melhor viver sem ele!!! Mas consciência mesmo só brota da ação! O conhecimento do mundo externo é um simples estímulo inicial. Mas são as ações que materializarão a manifestação da consciência neste mundo físico! Não uma, duas ou três, e sim um conjunto bem integrado de ações ao longo dos dias, dos meses, dos anos...

Ação é movimento. Vida é movimento. Consciência é movimento. Adquirir informação e transmutar em conhecimento é movimento. Movimento de despertar a consciência. Tudo está interligado.
Vivemos a era da informação. As fronteiras cairam. Até mesmo a barreira do idioma está pouco a pouco cedendo diante dos tradutores automáticos, cada vez mais sofisticados.
Conheço tanta gente contendo bilhões de informações armazenadas dentro de si e não são felizes, não são realizadas.

Tudo está muito disponível para todos, a todo o momento. Definitivamente não existem mais desculpas para que você não aprenda algo novo todos os dias. Mas em que medida isso realmente ajuda? Para que serve tanta informação, mistificada muitas vezes como conhecimento? De que adianta ser engenheiro formado se quer mesmo vender cachorro quente ou ser drag queen??

Conhecimento nunca é demais, alguns diriam. Em que medida, um título, uma profissão pode mudar sua vida para melhor, num sentido mais amplo?
Informação demais vira um entulho psíquico que certamente atrapalha seu caminho nesta existência!!!
Agora ninguém poderá dizer qual é a medida. Cada um deverá prestar atenção, usar o seu próprio discernimento e achar qual é o ponto.

Eu sempre digo aqui que o melhor de tudo está em passar pela vida, que a viagem é o que conta e não chegar no destino. Mas todo esse resultado não terá um significado maior se não for traduzido em ação. E a ação que me refiro pode ser desde ficar absolutamente parado de forma intencional, dormindo, meditando, até o mais arrojado dos projetos.

O processo começa na informação, mas não pode parar aí e nem deve. Ele tem que se transformar, transmutar-se - e isso já é ação - em conhecimento. Da mesma forma, conhecer somente não basta. Você deve exercitar seu poder de precipitação, que é transmutação pura, do conhecimento em ação. E a ação não se resume em algumas coisas. A ação está em cada detalhe do seu dia a dia. Muitos dos quais as pessoas em geral nem consideram importante. A ação começa em palavras como: "Obrigado", "por favor","desculpe", "com licença", "eu te amo", "compreendo", "amém" e por aí vai...

A ação parte de você, mas ela se desdobra, ela segue uma capilaridade fruto da interação com as pessoas, demais seres e elementos habitantes deste planeta. E essa capilaridade será mais extensa, na medida em que ao praticar suas ações, estejas inteiramente no momento presente.

Um exemplo simples: Você recebe uma informação, por algum meio, não importa qual. Analisa, pensa, sente, reflete, compara, questiona, enfim, transforma em conhecimento devido a vivência. Quanto mais intensa for a vivência, mais sólido, mais amplo e profundo será o conhecimento Esse conhecimento gera a inspiração de fazer, de agir. Mas agir tem muito haver com compartilhar. Então você procura pessoas para falar sobre esse conhecimento, daí nasce uma proposta, um desafio, uma briga, uma empreitada e seja lá mais o que for.

Essa pessoa que você compartilhou, compartilha com outras também, gerando uma capilaridade muito especial que se desdobra em muitas outras pequenas ou grandes ações que podem beneficiar ou prejudicar alguns ou o mundo todo, não importa. Você acompanha, toma ciência, participa, interage. As coisas boas ou ruins, o lucro ou o prejuízo, enfim, todo esse processo gera - ainda em pequena escala - pois somos ainda iniciantes, mesmo em se tratando de um grande projeto, de um grande movimento que chamo aqui de manifestação no mundo físico do poder de precipitação - a materialização de uma idéia ou informação.

Dessa forma, transformamos uma simples idéia ou informação em experiência, em sabedoria, em acréscimo na obra de expansão do universo.
Se nos enchemos de informação, e até mesmo de conhecimento, mas não transmutamos em ação efetiva para nós ou para alguém, mesmo que seja através de terceiros, teremos perdido uma excelente oportunidade de crescer com a vida e com o universo.

Além disso, ficaremos com uma enorme "mochila" de pedras nas costas, nos sentindo a cada dia mais "pesados" e com a nossa mobilidade, que sintoniza com a mobilidade da vida, prejudicada.
Mesmo que ainda sintamos uma insegurança ou que achemos que o pouco que temos ainda não é suficiente para nos mexermos, devemos criar coragem e nos mexer mesmo assim! O ato de agir nos traz mais mobilidade, e esta sintoniza com os canais que mantém a fluência da vida, com a grande roda da fortuna do Tarô (sentido simbólico) e assim, traz mais conhecimento, complementa o que porventura pode estar faltando para completar a grande obra.
Lembre-se que grandiosidade a gente encontra até nas pequenas coisas. Portanto, a grande obra, a grande ação pode ser qualquer coisa que se sinta inspirado a fazer de "A" a "Z".


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: