quarta-feira, 8 de junho de 2011

A SITUAÇÃO.



Antes de mais nada, quero deixar claro que não sou partidário de coisa alguma. Minha intenção aqui é colaborar de alguma forma na evolução do ser humano.
Tenho visto na mídia diversos protestos acontecendo aqui na minha cidade, Rio de Janeiro, pelo Brasil e pelo mundo. Protestar quando algo lhe incomoda ou prejudica faz até um certo sentido, para quem é um mero espectador. Todavia, se você olhar a história, verá que muito poucos surtiram algum efeito maior, principalmente no Brasil. 
Não estou dizendo que as pessoas devem se acomodar, muito pelo contrário. Quem acompanha o blog sabe bem que acomodação aqui é palavrão. Falo na aceitação - diferente de acomodação - como um mecanismo facilitador da compreensão de sua vida como um todo.
Mas pretendo falar sobre as causas e não os efeitos como faz a maioria. As pessoas vivem tentando resolver seus problemas na ponta e não na raiz.
A política é uma arte difícil de ser exercida devido a diversos problemas que nascem antes mesmo dela existir. Política mexe com disputa de poder. E os cargos disponíveis são escassos diante de tanta gente que os almeja. Diferente do que proponho aqui, a política reforça a competição, o jogo sujo e a embromação. Fatores que a tornam inviável do ponto de vista de soluções.
Se tudo funcionasse corretamente no serviço público em todas as esferas, o que seria dos políticos? O que eles iriam propor? Veja então que nesse caso, para eles, quanto pior melhor.
Diante de tanto desatino qual seria a solução? A solução está na conscientização do indivíduo.
Veja o caso dos Bombeiros e Professores da rede estadual do RJ. Conheço vários, mas muitos mesmo que reelegeram o governador atual, com 67% dos votos válidos no primeiro turno! - e esse número cai quanto menos pessoas votam ou anulam seu voto - mesmo tendo sido tratados nos quatro anos anteriores com muito descaso e um "jogo de empurra pra frente".
As pessoas temem o novo. Preferem votar num "conhecido" a experimentar uma outra opção. Além do fato de não prestarem atenção num fator importante, que é a questão do poder legislativo, aonde de fato moram os verdadeiros poderosos, e lá ficam "escondidos", mas interferem muito mais na sua vida do que os membros do poder executivo. Se você elege um Presidente, Governador, prefeito de um partido e vota em deputados ou vereadores do outro, você cria um problema antes mesmo deles assumirem. Que é o apoio político nas assembléias, que obviamente, se transforma num instrumento de barganha, pois os políticos só votarão com o governo, se ele lhes der poder, cargos, influência na máquina estatal.
O Brasil é um país muito privilegiado. Tem muitos recursos e dinheiro suficiente para resolver TODOS os problemas. Só que nada muda por que as pessoas não mudam.
O que esperar de professores que reelegem um governo após passarem quatro anos sendo tratados com pouco caso, alegando falta de recursos que na verdade todos sabem que não passa de ineficiência da máquina pública e um verdadeiro espetáculo de desvio de verbas de todas as formas possíveis e imagináveis, com direito a pirotecnia e um sem número de factóides. 
O que esses mesmos professores vão ensinar aos nossos jovens alunos? Que tipo de ensinamento pode uma pessoa passar, se ela mesmo cai direitinho nas armadilhas da mídia, nas jogadas de marketing e no discurso polido?
Esses mesmos professores que deveriam estar ensinando aos alunos uma leitura mais crítica, um discernimento e uma interpretação de texto mais aprofundada caem direitinho nas promessas e no oba oba das campanhas.
Não há solução que não passe pela rebelião interna, de dentro do nós. Ninguém, mas ninguém mesmo poderá fazer isso por nós. É um trabalho individual.
Comece com um olhar mais atento. Olhe as estrelas, a lua e a natureza com um olhar de contemplação, de admiração, de investigação. Encontre o prazer que já habita em você - mas está adormecido - de observar a vida e olhar o que há por trás e por todos os ângulos. Busque ler coisas diferentes. Frequente fóruns de internet que tenham pensamentos diferentes do seu. Mude as músicas que costuma ouvir. Leia nas entrelinhas. Treine. Acostume-se a isso. Faça caminhos diferentes de casa-trabalho-casa. Escove os dentes e coma com a mão oposta da que faz normalmente.
Não estou garantindo que um milagre acontecerá em sua vida. Mas com certeza se não buscar, se não alimentar essa inquietação, aí sim posso afirmar, nada acontecerá.
Continuaremos com a falsa esperança de que um dia ou se essa ou aquela pessoa for eleita, tudo estará resolvido.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: