sábado, 23 de janeiro de 2010

COISAS SIMPLES

          
Muito se tem publicado a respeito de como simplificar a vida a fim de encontrarmos um caminho mais curto ao prazer e às coisas que queremos e gostamos.
          
Entretanto, tenho visto um círculo vicioso de dificuldades sendo criadas de todo o jeito para então se criar um imenso comércio de venda de "facilidades". Na maioria dos casos sem uma solução duradoura e satisfatória.
          
Estamos acostumados a esperar que nos digam qual é o melhor caminho, e por mais que queiramos nos libertar, de alguma forma, de algum jeito, estamos sempre procurando uma receita, uma dica para sair de onde nós mesmos nos colocamos.
          
Não exercitamos o que nos é mais valioso, o que a divindade interna nos concedeu como privilégio, que é o nosso poder de perceber e ir mais fundo.

A vida é movimento contínuo. Claro, precisamos sempre melhorar, seguir adiante, aperfeiçoar nossa percepção das coisas sem aquela gana de chegar, de encontrar um porto seguro aonde o descanso será "eterno". Esqueça. Isso não existe.

O caminho segue infinitamente. Sem eira e nem beira. Sem maiores explicações. Apenas segue. E se deseja viver, deve seguir também. A vida não para.

Se parar, o resultado será o desânimo, lógico, pois a inércia toma conta. Todas às suas energias vão estagnando e apodrecendo. Vão te engessando, pois elas perdem aquela fluidez que lhes é peculiar e que só é mantida pelo movimento, pelo agito.

Se não sabe o que quer e tem dúvidas qual o caminho tomar, experimente, tente, prove, deguste. Lembre-se: Você não tem que chegar! Tem apenas que passar!

Sabe o porquê dos filmes acabarem logo quando começa o tal do "e viveram felizes para sempre"? Por que a vida é isso mesmo: Um eterno caminhar. E a simplicidade de tudo é imediatamente encontrada e reconhecida por este simples detalhe: O eterno caminhar...
          
Não tente entender nada! Deixe a vida fluir. Mesmo que estejas em dificuldades hoje, eu lhe afirmo categoricamente que o seu estado natural é de alegria, paz, amor, prosperidade, saúde e tudo mais que desejar.

Viver. Simplesmente viver. Respirar, caminhar, conhecer, interagir, trocar, assimilar, desaprender e reaprender.
           
Apegar-se e desapegar-se. Amar, odiar, se enraivecer e relaxar. Gozar pra dentro e pra fora. Compreender os mecanismos através da vivência. Desfrutar de tudo que a vida nos apresenta. Simples assim. 
        
Evite preocupações. Toda vez que se preocupa, é sinal que sabe que, de uma certa forma, existem crenças em você que criam uma realidade diferente da que deseja. Preste mais atenção nisso. Sinta o frescor que a vida lhe apresenta em forma de estímulos que são as situações pelas quais passa.

Celebre! Celebre de coração! Com a alma! Com cada célula do seu corpo! Celebre o sol, celebre a chuva, celebre o dia, celebre a noite, celebre o aconchego, celebre o cheiro de terra molhada, o som das ondas do mar, as ondas que batem no rochedo, a brisa que acaricia sua face, celebre tudo, celebre a vida!
           
Quando cessarem às perguntas, quando o silêncio tiver em ti a prioridade, quando o gosto pelo agora lhe tomar por inteiro, você simplesmente viverá. E viver é simples. Simples sem ser simplório, pobre. Com abundância absoluta. 

Simplicidade não combina com o parco. Simplicidade traz a você tudo que é essencial. Gostar de coisas simples e sofisticadas, combinando-as de maneira inteligente é o melhor dos mundos.
              
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: