domingo, 21 de março de 2010

APRENDA A REZAR.


Olá caros amigos, 

Mais uma vez trato aqui de um tema polêmico. Abra seu coração, medite e teste antes de chegar a qualquer conclusão.
A maioria de nós não sabe rezar. Não que haja um "manual cósmico de como se rezar" ou coisa assim, nem tampouco pretendo ser aqui o criador de tal fórmula. 

Mas posso sim sugerir o que pela experiência e observação me conduzem a um sentimento de absoluto bem estar. E é esse bem estar que desejo aqui compartilhar.
Como falei em posts anteriores, a razão de nossa existência está na criação intencional baseada no absoluto bem estar e com isso contribuirmos para a expansão do universo.

Não posso concordar, diante desta premissa, com o fato de associarmos o ato de orar, de entrar em contato com a fonte, de se conectar com o divino a uma extensa lista de lamúrias, lamentações e sofrimentos que são revividos cada vez que pomo-nos a orar. 

Sim, eu sei, muitos oram no intuito de pedir "ajuda" para seus descaminhos e problemas diversos. E "necessitam" relatar ao ente supremo todos os seus motivos e razões e por conseguinte fazer os apelos e suplicas de forma a dramatizar excessivamente algo que elas mesmas criaram mas que precisam dar o tom de urgência, afim de "comover" o ente supremo e agilizar a solução.

Se pararmos um só instante e com calma e analisarmos, veremos que os conflitos e problemas estão dentro de nós e são de nossa responsabilidade. Veja bem: "RESPONSABILIDADE" e não "culpa". 

Não podemos simplesmente esquecê-los ou joga-los embaixo do tapete. Temos ciência deles, mas optamos por focar no que desejamos na maior parte do tempo. Os problemas e os sentimentos associados não podem ser tratados como inimigos e nem devem ser camuflados. Só não devem estar na ordem do dia e nem com a nossa atenção total voltada para eles.

Ora, a vida é alegria. A vida pode e deve ser leve, gostosa, agradável e bonita. Sendo assim, se chegamos a uma situação de desespero, de infortúnios e problemas devemos antes de mais nada ASSUMIR a responsabilidade pela criação, mesmo que ela não tenha sido intencional. 

Depois, podemos buscar ajuda, pois em alguns casos a nossa criação torna-se demasiadamente problemática que haverá necessidade de algum auxílio. Lembrando que auxílio não significa que alguém ou algum "ente divino" deva resolver por nós. A partir do momento em que você decide assumir o rumo da sua vida isso pressupõe que você esteja bem disposto a resolver por si mesmo, pelo menos a parte principal.

Agora veja: Se eu desejo estar bem, se quero alegria, se quero ser livre e feliz, não posso ficar tecendo longas lamentações, não posso me fazer de vítima ou coitadinho. E esse é o grande conteúdo da maioria das orações. Oração feita do modo tradicional nos liga ao sofrimento e nos faz atrair mais de tudo isso. Ficamos ali mentalizando e revivendo tudo aquilo. É por isso que muitos passam a vida toda rezando e nada obtém. É um processo cruel e que nos engana. 

E mais: chega a minar a fé das pessoas não só na divindade mas também e principalmente no mais importante de tudo que é a fé na vida. Alguns cometem suicídio pois acham que pedem e nunca "são ouvidos" e aí chegam a um enorme desgosto.

Tudo é muito "simples" de resolver, mas precisamos alterar alguns paradigmas importantes.
Se quer rezar, reze com alegria, encha o seu coração de gratidão, mesmo que a princípio não tenha motivos para tal.

De nada adianta você recorrer a divindade com sentimentos de desespero, infelicidade, angústia, depressão, ódio, rancor, etc. O caminho mais curto até a divindade se dá pelo coração, e se ele está assim, recheado de porcarias, a sua conexão, a sua linha direta com Deus, fica muito prejudicada e em alguns casos até interrompida.

Eu costumo dizer que a melhor oração de todas chama-se GRATIDÃO. Mas ouso aqui sugerir que para ser mesmo eficiente e que atinja a nossa vida como um todo a prática da gratidão deva ser constante, geral e irrestrita. Tudo regado a muito riso e gargalhadas, sendo que você saberá muito bem aonde achar motivos para tal.

Isso significa que devemos realmente agradecer por tudo, mas TUDO MESMO, de bom ou de ruim. Não importa o que lhe aconteça. Pode ser um desastre, um presente, uma morte, uma vida, alegria ou tristeza, agradeça sempre. 

Entretanto, muitos dirão: Como posso agradecer por algo que não desejo, que não pedi e que me trás problemas? Questão de treino! Treine! Ao menos algumas vezes! Lhe garanto que é possível de se fazer. 

Procure perceber o pequeno alívio que sente.Esse pequeno sentimento de alívio é o fio da meada!... 
Eternize-o o mais que puder. Com o tempo esse alívio crescerá mais e mais a ponto de trazer até você um bem estar inefável. Experimente, brinque com isso!

Se conseguir desenvolver o hábito de agradecer sempre, estará a todo o instante celebrando a vida, e aos poucos ela celebrará com você também, por que a vida sempre retribui, sempre!

Lembre-se tão somente que esses agradecimentos não devem ser automáticos. Eles devem ser sinceros e ter SENTIMENTO! Quanto mais recheados de bons sentimentos mais potente é o alcance.

Essa forma de agir é infinitamente superior a meras orações e conecta você diretamente com a fonte sem interferências. Você pode orar se quiser, desde que suas orações estejam em sintonia com esse estado que busca. 

Um sentimento de que você está bem mas quer melhorar. Você não está rezando só porque quer sair do sufoco. Você está bem, só deseja melhorar mais um pouco, esse deve ser o "tom" das suas preces.

Inicie sua prece com um agradecimento profundo. Durante a mesma repita outros agradecimentos ou reforce os mesmos.
Cante e sorria. No final, encerre a prece com mais um contundente agradecimento.

Sempre há espaço para melhoras, então não há nada demais em sugerir a fonte o seu legítimo desejo em melhorar, hoje e sempre. A questão será como encontrar uma forma de deixar de lado um pouco a tal "realidade" e imaginar e focar naquilo que deseja. Essa parte terá de fazer do seu jeito.

Alegre-se por estar vivo. Por fazer parte deste mundo de criações. Por ter todas as chances - e você de fato as tem! - de participar desta experiência aqui neste planeta, nesta dimensão com tantas possibilidades!

Se conseguir preencher seu coração e mantê-lo assim, pelo menos a maior parte do tempo, terá uma vida repleta de puro êxtase! Acredite, é possível!
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Roneide Oliveira disse...

Sou imensamente grata por tantas pérolas!
Você recebeu o dom de transmitir!
Que Deus te abrace bem junto de Seu coração e que faça resplandecer o Seu rosto sobre ti. Amém!