segunda-feira, 22 de março de 2010

A INTUIÇÃO




O que é a intuição? 

Já se fez essa pergunta? Se não, por favor, faça-a agora. Não busque explicações e definições técnicas. Defina do seu jeito. Qual é o seu sentimento quando pensa em intuição? Quando lê ou ouve relatos sobre esse assunto o que sente? Medite um pouco sobre isso...

Tenho lido em livros, internet e outros meios as mais diversas colocações sobre esse tema. É importante que haja a diversidade, a pluralidade, mesmo havendo risco de confusão mental, isso amplia nossas possibilidades e daí nasce a chance de gerarmos novas combinações (leia-se: criações).

Muitos dizem: siga o seu coração... Ora mas o que exatamente isso significa? O que pode ser válido para mim, talvez não seja para você. Os caminhos são os mais diversos.Existe um certo? Ou um errado? E se eu estiver em um caminho errado? Como saberei? Será mesmo que o errado existe? Ora, mas se não está funcionando comigo deve ser o errado!? Vejam, são só especulações, hipóteses, conjecturas. Dá pra viver assim?

É aí que entra de forma espetacular, porém simples, a intuição. Sem ela não há saída nem tampouco respostas.
Voltamos a pergunta: O que significa seguir meu coração? O que sente quando faço esta pergunta? Por favor, insista um pouco mais no sentimento, não na mera resposta intelectual.

Se todas às vezes que você tiver questões que precisam ser respondidas, você confiar e exercitar o dom que é seu e de todos dessa maneira e escutar a voz que vem de dentro, as respostas virão e de forma quase instantânea. Como é um dom natural, não existe a necessidade de esforço, ele é natural, deve fluir, se você permitir.

E preste atenção! A mente tagarela o tempo todo. Ela não para e isso pode confundi-lo! A intuição não lhe chega de forma falada ou escrita nos termos que usamos por aqui. E o fato da mente tagarelar, não impede o funcionamento da intuição. Entretanto, se estiver mais relaxado e prestando mais atenção em você e na sua respiração, ela flui melhor.

E como saber se é mesmo uma intuição ou mera tagarelice mental? A intuição vem e automaticamente ela GERA UM AGRADÁVEL E FORTE SENTIMENTO. Não é pensamento. É uma coisa que bate forte no centro do peito, mas é produzida pela interação entre os chacras, dentre eles, o que fica na testa, acima e entre os olhos (Ajna). Logo após, você é impulsionado a ação, mesmo que essa "ação" represente tão somente ficar quieto. E isso fica claro pra você.

Já deu pra perceber que a intuição está intimamente relacionada ao sentimento, a inteligência emocional, por isso é necessário que para usá-la de forma segura e precisa, você desenvolva o hábito de prestar atenção aos seus sentimentos. O que sente é fundamental para o exercício prazeroso e extasiante da intuição.

Mas... O que significa seguir meu coração? Seguir seu coração significa prestar atenção aos seus sentimentos sabendo diferencia-los em todos os momentos e perceber qual é a exata mensagem que eles lhe transmitem em cada um deles. É fácil. Todos podemos fazer de forma simples e prazerosa.

Entenda: Todo esse processo deve ser gostoso, prazeroso, alegre, solto, leve, tranquilo e com muita confiança, com fé! A intuição já está aí dentro. Não precisa ser desenvolvida ou encontrada como se fosse um tesouro perdido. Acredite nela!

Aquelas pessoas que praticam a mais tempo parecem dispor desse dom como se fosse um privilégio e outras que as assistem acham que não tem isso com elas. Que isso é uma coisa especial e que só uns poucos tem. Balela! Pura balela! Acredite, todos temos! Todos sem exceção, inclusive seu cachorro.

Preste bem a atenção no que sente e considere isso em suas decisões. O exercício diário desta prática desenvolve a Intuição e aí ela fluirá naturalmente.

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Roneide Oliveira disse...

A intuição é como a doce voz de Deus. Ela está ali o tempo todo em todos. Quando nos aquietamos, todas as vozes fazem silêncio, então escutamos um sussurro: esse é o caminho, vai por ele!