domingo, 7 de março de 2010

A GRATIDÃO!



Senhoras e Senhores, a gratidão é muito importante. Ela não é intelectual. A gratidão é um sentimento! E como tal, para acontecer de fato, deve ser SENTIDA.

Não adianta dizer muito obrigado só da boca pra fora. Isto é apenas uma fala, um gesto educado. Apenas isto. Gratidão não deve estar necessariamente vinculada a retribuição, a interesses ou algo parecido. Gratidão é antes de tudo uma dádiva, um enorme prazer. A verdadeira gratidão já é por si só a retribuição! 

A gratidão fortifica nosso mundo interior, intensifica o contato com a fonte, com Deus, com o universo ou como quiser chamar. A gratidão nos deixa leves, soltos e prontos para ter mais e mais daquilo que queremos.Gratidão nos enche de amor!

Gratidão, antes de tudo é um ato interior. Mesmo que você pense nela ou a verbalize, ela somente se concretiza quando ecoa em seus sentimentos mais profundos.

De nada adianta, você agradecer e não estar com esse sentimento. Agradecer de forma mecânica, automática, não reflete a magnitude deste poderoso sentimento.

Um dos maiores impedimentos ao exercício da gratidão trata-se da maneira com que vemos o mundo em que vivemos. Achamos que só devemos mesmo estar agradecidos quando recebemos um presente espetacular, uma dádiva estrondosa ou se acertamos a mega-sena.

Esquecemos de agradecer pelas pequenas coisas que temos e que nos acontecem diariamente. Muitos dirão: Ora, mas hoje nada demais me aconteceu, por que eu agradeceria? Esse, sem dúvida é um forte entrave. Deixar de apreciar, não só o que acontece conosco, mas também, o que acontece com as pessoas próximas, endurece nosso coração e impossibilita a prática.

A inveja é inimiga número um da gratidão.Se fazer de pobre coitado ou de vítima também dificulta bastante a prática desse maravilhoso sentimento.
É urgente que comecemos a olhar o mundo com um olhar de apreciação. Não importa quão árida possa ser a realidade. Se quisermos realmente, encontraremos o que apreciar.

Ao sair de casa, pela manhã, para o trabalho ou qualquer outra atividade, preste a atenção as coisas ao seu redor. Enxergue aquela pequena flor no meio de um canteiro quebrado e sujo. Veja que por entre as pichações alguém escreveu um poema ou uma frase como as do poeta Gentileza.

Não estou propondo que vire um bobalhão e comece a ver poesia no diabo. Mas peço que olhe com mais atenção e veja, por exemplo, aquela linda criancinha de uniforme indo pra escolinha. Aprecie o novo posto de gasolina inaugurado a pouco em sua rua.

Observe aquele novo prédio sendo construído.Aprecie este enorme trabalho de engenharia e coordenação. Esse é apenas um pequeno resumo do que pode ser apreciado somente de casa ao trabalho.  Mas tenho certeza de que há muito mais. Isso sem falar das pequenas dádivas, como acordar bem de manhã, se sentir bem disposto e saudável, poder apreciar a luz do sol ou das estrelas no céu. E mesmo que você não possa ver, pode ouvir o canto dos pássaros ou sentir os mais prazerosos cheiros, respirando o ar que te abastece de vida.

Muitos dirão: É fácil falar, difícil é quando se tem uma penca de problemas pra resolver, encontrar espaço para esses momentos poéticos...
Se mesmo assim, continua difícil apreciar as belezas da vida, Há que se fazer um exame profundo em seus sentimentos e nos velhos hábitos. Será preciso ter uma enorme dedicação no sentido de observar a si mesmo. 

Observar o que acontece dentro de você. Quais os sentimentos que predominam durante o dia? Como desejo me sentir e como, na realidade, me sinto? Meus desejos estão em sintonia com quem realmente sou? Será que quero mesmo o que digo querer? Será que já descobri o que realmente eu quero? Quantas vezes, durante o dia paro e penso em como quero me sentir? 

E depois, o que faço, o que penso, o que olho para trazer até mim aqueles sentimentos que desejo, aquele bem estar que necessito??? Faço apenas o que tem que ser feito sem me preocupar com o que sinto?

Não tento pelo menos melhorar um pouco aquilo que sinto quando estou mal? De nada adiantará eu tentar praticar a gratidão sem me sentir, pelo menos, um pouco melhor e a cada instante, dar prioridade a isso.Uma coisa puxa a outra. Se procuro me sentir melhor e pratico a gratidão, este ato, por si só, já realimenta um sentimento melhor ainda e assim por diante.

Tudo na vida é uma questão de decisão. Se você acha que ficar desesperado, pensando em dívidas, doenças, compromissos ou lá o que valha, irá por si só resolver às questões, tudo bem, faça assim.

Mas devo lhe informar que existe muito mais que isso e tudo está ao seu alcance. Talvez não na próxima hora, ou no próximo dia, mas se você tornar a Gratidão (legítima) um hábito, logo logo o mundo estará em suas mãos. 

E mais: A intensificação do contato com a fonte, com seu mundo interior, oriunda desta prática, trará a você a verdadeira alegria. Não só aquela que vem com sua visão mais apaixonada pela vida, e sim e principalmente, pelo amor que brotará de dentro.

Acredite, você pode.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: