terça-feira, 2 de março de 2010

E A VIDA TEM ESCADAS?!


Ainda me lembro desde quando era pequeno que diziam aos quatro cantos que para ser alguém na vida era preciso muito esforço e que deveríamos cumprir etapas, subir degraus, um a um e assim irmos a um lugar que sequer conhecíamos, mas que diziam ser um bom lugar. O tal "lugar ao sol", "meu espaço", aquilo que já era e sempre foi meu por direito, mas que inadvertidamente "esqueci" de me avisar.

Ora, depois de tanto "subir" escadas, de tanto trabalhar, de tanto me esforçar e de tanto procurar o tal "lugar ao sol", acabei descobrindo que o meu "lugar ao sol" sempre esteve ao meu alcance, sempre esteve comigo o tempo todo...

E agora? Quase me esfolei pra descobrir o óbvio. Mas ainda preso a um velho resquício, tive um rompante de questionamento e corri ávido pra entender o porquê de andar por tantos anos em círculos??? E mais: Apesar da espetacular descoberta, ainda se encontram embaixo do "tapete" velhos hábitos arraigados, talvez por séculos andando em círculos, e que agora me remetem, como numa última tentativa desesperada, ao velho, esgotado e cascudo passado. 

Osho já dizia: Abandone seus problemas. Se não for mesmo possível abandona-los, então resolva-os! Ou seja: Abandone ou resolva! Pois se ficar com eles, se empurra-los com a barriga ou fingir que não existem, você irá se acostumar e poderá até gostar deles. Sim! temos a propensão de gostar do que é conhecido, mesmo que nos prejudique e abominar o desconhecido, mesmo que ele possa nos libertar...

Com isso, deixamos de viver com toda a plenitude. Vamos sobrevivendo, e achando que se conseguirmos subir a tal escada, que se nos formarmos, que se fizermos a pós, que se passarmos no concurso "A" ou "B", poderemos subir mais rápido os degraus e " conquistar" O QUE JÁ É NOSSO e sempre foi desde sempre.

Reconheço que é muito fácil dizer que "devemos" isso ou aquilo. Realmente, falar é fácil. Mas se estamos aqui para experimentar, seja lá o que for, melhor seria se ao menos alternássemos dentre às infinitas opções que possuímos, sem tentar estabelecer qual é a "certa" ou "errada". Vamos naquela que funciona pra gente. E saber qual funciona, só mesmo experimentando...

Façamos então, com o espírito crítico e atentos às "armadilhas psicológicas", montadas ao longo de séculos de experiências e que se transformaram numa espécie de herança. Mas como toda a herança, sempre haverá a opção de usar ou não.

Uma das mais perigosas, chama-se "acomodação". É fácil arranjar pela vida alguma "almofada" grande e fofa e nos estatelar nela. A princípio nada demais. Só que aí não avançamos mais. Paramos e de certa forma iremos "enferrujar". 

A vida não é luta e competição, apesar de parecer. E será se achar que é. Todavia, como disse, existem opções para experimentarmos. E viver é experimentar! Se não experimenta, se retrai-se, se ficar estacionado, não irá perder um campeonato propriamente dito, mas perderá chances de sentir, de se conhecer mais, de descobrir as imensas maravilhas que estão a sua disposição e desfrutar delas.

Este termo "escada" pressupõe esforço e luta. Você é a vida e a vida é você! Se achar que a vida é luta, começará a lutar contigo mesmo, e essa luta com certeza não te levará a lugar algum. Talvez algumas firulas, mas nada significativo, nada que possa realmente fazer a grande diferença. Haverá um enorme dispêndio de energia em função de uma suposição de que precisa superar esta ou aquela "etapa", "prova", "teste".

Tudo não passa de uma grandessíssima bobagem. 

Veja, não nego que exista esta situação, que às pessoas não vivam em luta e que tudo isto não ocorra em nossa "realidade". Só afirmo com toda a certeza de que sempre haverão opções!

Inclusive de não subir escada alguma! Use sua criatividade, saia do usual, do comum, experimente algo diferente, tente um novo método, uma nova forma de trabalhar, viver e se relacionar com o mundo. É preciso acionar a criatividade ou buscá-la emprestada de alguém, se for o caso.

Leia, pesquise, pergunte, procure, observe! As soluções para transcender este ciclo vicioso e repetitivo das mesmices de sempre pode ser quebrado e sem esforço!
Nunca ache que precisa se matar pra ter direito e merecer algo! O simples fato de existir aqui já lhe dá todos os direitos! Assim como pode também não lhe dar todos esses direitos. O que vai escolher?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: