segunda-feira, 28 de junho de 2010

NO SEU RITMO.



Cada um tem seu ritmo. Cada um tem um ritmo. Cada um muda o ritmo de um jeito e vai e vem numa escala específica. Cada ritmo tem sua própria cadência e intensidade. Cada frequência (do ritmo), mesmo sendo iguais, pode produzir resultados bem diferentes. As mudanças no ritmo vem de dentro e vem de fora também. Você muda o ritmo para sintonizar melhor uma determinada circunstância. Para dar vazão ao parceiro, ao amigo.

Todavia, não devemos nos prender ao ritmo dos outros constantemente. Assim perderemos o nosso, tão valioso e acima de tudo inexorável na decisão de SER.
Quero seguir meu ritmo! Quero respeitar meu verdadeiro templo sagrado: MEU CORPO! e ele tem seus ritmos em diferentes situações. Escutar, perceber, sintonizar. Parar um pouco e sentir. Até mesmo pra dar a ele um novo ritmo de acordo com o que deseja.

Dormir quando estiver com sono e pelo tempo que desejar - vá criando condições para isso - comer quando estiver com fome e na quantidade que for suficiente - estar alerta para isso - beber a quantidade de líquido necessário para estar devidamente hidratado - fazer as necessidades fisiológicas no tempo em que surgem sem postergar - dar prioridade - conversar, namorar e interagir - priorizar seu bem-estar social.
Sua alma, seus eus, suas emoções, sua inteligência e tudo o que você é, está, através dos cordões dos desejos, profundamente ligado a esse corpo físico.

Não existe então aquela idéia de separação: Espírito, alma e corpo. Seu corpo é tão "puro" quanto sua alma! Seu corpo é um reflexo, a continuidade dela!
Quando se dá o processo denominado de morte, ele não acontece da maneira que estamos acostumados. O corpo não morre! Veja, é isso mesmo: O corpo não morre! Ele se reintegra a sua alma!
Reconheço que falar assim não muda muito o que acontece aos seus olhos, mas... Se olhar com mais atenção descobrirá diferenças muito sólidas que te levarão a um novo patamar.

Essa noção de unicidade, de que não há separações, setores, divisões, visível, invisível, físico, não-físico é deveras importante para reconquistarmos o que é nosso sempre e DAR RITMO.
Você quer muito se expressar, criar, recriar, alcançar e se desenvolver nesse mundo das formas. Essa é a nossa principal finalidade. Respeitar seu corpo e percebe-lo passa necessariamente pela noção de unicidade. Seu corpo e todo o seu mundo interior são uma coisa só. É indispensável compreender para que comece a se respeitar e a partir disso respeite o mundo e todos que nele vivem.

Há lugar para todos. Não se preocupe com o excesso de gente. Não há excesso de gente, há excesso de concentração de gente. O planeta terra é como coração de mãe, sempre cabe mais um. E ela também tem seus ritmos, fases e ciclos. Perceber os ciclos do planeta além do que já é óbvio ajuda a te reconduzir a si mesmo.
Competição, disputa, luta, brigas são coisas que lhe tiram do ritmo. Lhe tiram de você. O fazem esquecer de si, quando imagina estar lutando por seus interesses. Ter seus interesses preservados começa com a sintonia do seu ritmo, da sua cadência e pelos ajustes posteriores que se fizerem necessários.

Na medida em que segue seu ritmo, vai ficando cada vez mais fácil se escutar, se observar e perceber o belo, o frescor e a harmonia. Assim vai podendo cada vez mais se chegar a ela e compreender que mesmo a harmonia, a sintonia e cada um dos níveis de percepção tem seu ritmo próprio. Como quando alguém diz:
"vou parar para pensar".
Não acho favorável colocar um monte de crianças dentro de uma "sala de aula" para ensiná-las as mesmas coisas, de um mesmo jeito e num mesmo ritmo. E ainda por cima com cobranças por resultados e metas que deveriam antes de tudo respeitar a individualidade de cada um.

Respeitar o seu ritmo é dar-se liberdade. Liberdade de expressão. Fazer do seu jeito ou simplesmente não fazer. Quando se ajusta assim a criatividade explode. Somente em ambientes aonde a liberdade impera é que o ser humano pode dar o melhor de si, pois ele consegue se expressar no seu ritmo. Ambientes repressivos inibem a pessoa, e mesmo aquelas que são mais desencanadas, ficam um tanto limitadas aonde se quer impor um ritmo.

Daí se deduz que os ambientes corporativos, por mais liberdade que dizem dar, nunca serão um lugar aonde a liberdade de expressão encontrará o espaço necessário. Está na natureza escravagista da humanidade. Assim como nos ambientes sociais e nas escolas aonde impera o pressuposto de que a "ordem" a "organização" são mais importantes que a liberdade de expressão dos seus membros.

Não é filosofia pura e simples. O que expresso aqui é de caráter eminentemente prático.
Ao se multiplicar (começando pelas escolas, por nossas criancinhas) o mundo seria sim um lugar bem confortável para cada um de seus habitantes independente do número que fosse, até porque, devido a liberdade, novas formas e soluções seriam criadas, facilitando as interações em todos os ambientes, principalmente na rua, que em muitos casos é vista como "terra de ninguém".
Ela é vista assim, porque o sujeito precisa de algum lugar aonde ele possa fazer o que quer, seja a bobagem que for, pra descarregar anos e anos de repressão. As ruas das grandes cidades viraram depósito das mais incríveis expressões de almas aprisionadas em si mesmas.

Todavia é preciso lembrar que ninguém irá se preocupar com o ritmo dos outros. Cada um é responsável por si e tem o dever de realizar esta tarefa com alegria, apreciação e gratidão.
Não tente seguir o ritmo dos outros. Não force ser aquilo que não é. Relaxe e entenda que se respeitar o seu ritmo pode SER, TER E FAZER o que desejar, no seu ritmo.

Precisamos nos despir de certos conceitos. O sujeito está morto, cansado, desanimado e diz assim: Puxa, queria tanto ficar em casa, fazer algo diferente hoje, mas tenho que trabalhar, senão isso ou aquilo... Ora, você deve se dar no dia a dia pequenas chances, pequenos prazeres. Se seu corpo lhe diz que está cansado, escute-o. Veja o que há por trás. Converse com ele. Pergunte e perceba o que ele lhe diz. Se está alegre, ou com tesão, satisfaça esses mimos da melhor maneira que puder. E pague o preço! Pois com certeza ele compensa!

Entenda de uma vez por todas: A natureza em geral faz assim, as pessoas que estão de bem com a vida fazem assim, os animais fazem assim. Observe! Não sou eu que estou dizendo. Apenas faço um relato do que observo nos ritmos da vida de uma forma geral.
O sol, o mar, a lua e os seres vivos tem seu ritmo. Tudo bem que em muitos casos é um ritmo que aparenta ser mecânico. Tem sua razão de ser. E esta é a vantagem do ser humano. Nós podemos ter as nossas rotinas, os nossos ciclos, mas sempre podemos encaixar novas experiências, novas possibilidades, novos lugares, novas coisas, novas pessoas sempre que desejar, tendo apenas o cuidado de perceber como fazê-lo dentro do nosso ritmo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: