terça-feira, 15 de junho de 2010

OS SONHOS - PARTE 2




Continuando nossas preleções sobre sonhos, iremos aqui adicionar novas informações que julgo serem de extrema importância em nossa jornada.

De início gostaria que ficasse claro para você que a sua vida não se divide em duas como pode parecer. A vida é uma só, seja dormindo ou acordado. O que e como você vive quando está acordado reflete em seus sonhos assim como o que vive quando sonha irá sim influenciar seus momentos quando estiver acordado. Mesmo que não se lembre do que sonhou.

As duas maiores dificuldades de grande parte das pessoas refere-se a lembrar com razoável nitidez e entender o significado ou dar sentido ao que foi sonhado. Essas dificuldades podem ser facilmente resolvidas mediante um pouco de atenção e dedicação ao tema em questão.

Existe um preconceito e muito medo com relação aos nossos sonhos.Esses fatores se originam na crença estabelecida por certas correntes religiosas e também por um determinado grupo de "psicólogos" sobre o nosso subconsciente.Eles pensam que o nosso mundo interior nada mais é do que um "calabouço" obscuro, desconhecido e perigoso. Sendo assim, devemos nos manter a uma certa "distância" do "perigo" iminente.

Tudo isso não passa de uma grande bobagem!

Fomos acostumados a olhar somente para fora e com isso achar que tudo vem de fora. É lógico que a vida exterior além de ser muito importante, é um grande "laboratório" aonde poderemos treinar, testar e aprender sobre nossas infinitas capacidades.

E para que isso ocorra dentro do nosso controle é preciso que coloquemos a mesma atenção em nossa vida interior. E uma das facetas mais importantes dela se refere ao mundo dos sonhos.

A primeira providência a ser tomada, diz respeito a um ajuste em nosso período de sono.

A quantidade de horas que cada um precisa varia e deve ser testada a fim de se chegar a uma conta que seja satisfatória. 

Todavia chamo à sua atenção para que esse período seja dividido em duas partes. A noite uma faixa de seis horas, podendo variar (mas não muito mais), de acordo com sua necessidade particular.O ideal seriam quatro horas. À tarde ou no final dela, um período que pode variar de meia a duas horas(máximo) de acordo também com suas possibilidades.

Com isso, evita-se um período muito prolongado de desconexão com o corpo e um efeito que chamamos de amortecimento da consciência. Além de um período também demasiado sem se alimentar.

Esse efeito de amortecimento da consciência pode ser comparado ao estado que ficamos quando dormimos por exemplo dez horas seguidas e acordamos, mas permanecemos numa letargia, ou seja, como se estivéssemos dopados. Na verdade é como se dopássemos mesmo a nossa consciência, devido ao excesso de tempo "longe" do corpo, e ela nesse estado reduz nosso potencial criativo.

Em outras palavras, viveremos em marcha lenta.

Ao fazermos esse ajuste promovemos uma maior continuidade de nosso estado de atenção que deve ser reforçado com uma mudança de atitude durante o dia, ao prestarmos mais a atenção aos detalhes do nosso dia a dia.
Precisamos nos acostumar a apreciar com mais intensidade o mundo que vivemos e com isso desenvolver todo o nosso potencial de olhar e perceber tudo que se passa a nossa volta. Mais adiante e com a dedicação essa sensibilidade se expande para além das nossas fronteiras, chegando assim ao nosso mundo interior.

Pouco a pouco essa continuidade da consciência irá se refletir no período de sono, trazendo até nós lembranças mais nítidas dos sonhos. Essas lembranças nos trarão perguntas e respostas que enriquecerão nossa vida como um todo.E aí, como disse no post anterior, você começa a conversar com quem realmente é!

A questão da interpretação das mensagens, de você entender a linguagem simbólica do seu universo interior é mais ou menos como aprender um novo idioma.
Ao desenvolver sua capacidade de olhar para os símbolos pouco a pouco irá se ambientar e seu significado virá até você em forma de sentimento, não na forma racional.

Suas vivências no mundo dos sonhos se dá num ambiente aonde prevalece a emoção. Tudo ali é emocional e deve ser vivido assim. Ninguém aprende um novo idioma sem a emoção.Portanto, evite interpretações racionais, deixe o intelecto um pouco de lado.

Por isso não me canso de repetir que não há como alguém de fora interpretar seus sonhos de maneira precisa. Ele pode até dar um chutes, até porque muitas crenças são comuns a muitos e o inconsciente coletivo tende, através da lei da entropia, a nivelar a todos que se omitem, para baixo.

O movimento evolutivo embute por si só a necessidade da intenção. É como o nascimento que necessita de uma agressividade natural para dar vida. E mesmo o amor, sem essa agressividade, não consegue se expressar.

Não se conforme, decida desde já descobrir quais são as mensagens e o que elas significam para você. Esse bate papo com o seu interior, que num primeiro momento se dá através dos sonhos é uma ferramenta indispensável para se rasgar o véu que te separa de uma vida melhor e de infinitas possibilidades.

Esqueça às fórmulas. Faça do seu jeito!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: