sexta-feira, 25 de junho de 2010

O PODER "SOBRE" E O PODER "DÁ"...


É muito melhor pensar em termos de poder do que de carências. Cada um de nós possui um "território psíquico de poder" que não deve ser abandonado.

Quando se sente poderoso internamente também o será do lado de fora.

Os animais marcam seu território com seus excrementos para exercitar e se auto manipular com relação a sensação que tem sobre esse "território" interno. Fazem isso de maneira natural, apesar de muitas vezes haver conflito entre eles.

Muitos homens tentam marcar seu território também, pois instintivamente necessitam dessa referência, e no impulso criativo que o cutuca a todo o instante, ele necessita estabelecer e ampliar essa sensação de poder.
Só que no afã de sentir um alívio naquilo que considera ser um impulso instintivo ele exacerba seu ímpeto e atropela a si mesmo ao atropelar os demais.As outras pessoas mostram para você que aonde termina o seu poder e começa o delas e vice-versa.

O poder da vida, do movimento, da fala, do olhar, etc. As pessoas confundem isso com poder sobre seu ambiente, ou sobre os outros, depois ficam pensando por que o "poder sobre" não funciona.

É muito positivo sentir uma sensação de poder. Não há nada de errado nisso. No entanto, há que se medir e calcular sua extensão e amplitude.

Quanto mais você colocar sua atenção no poder "da" menos precisará tentar colocar no poder "sobre". Evitará com isso, desgastes desnecessários.

Quanto mais desgastante estiver sendo alguma relação sua, melhores são os avisos de que está invertendo a colocação do seu poder na questão.

Se você quer manter uma pessoa ao seu lado dê a ela todo o sentido de liberdade. Quando entrega de bom grado a liberdade que é dela mesmo, pois ninguém tem o direito de tirar a liberdade de quem quer seja, você a reconforta e mostra que ela poderá viver ao seu lado gozando do que há de mais valioso para nós que é esse sentido de liberdade.

O poder maior de alguém se dá quando ele abre mão do poder "sobre" e vai para o poder "da"...

Se costumava agir assim, com o poder "sobre", preste atenção agora ao exercer o tão gostoso gesto de abrir mão do controle, mesmo sentindo um friozinho na barriga. Pode mesmo incomodar e até mesmo trazer um sentimento de perda que é sem dúvida, passageiro.

Experimente! Se faz com vontade tenho certeza que não quererá mais voltar. Quando devolve a liberdade aos parceiros, amigos e familiares, automaticamente ganha-se a própria liberdade e essa tem sempre gostinho de quero mais.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: