sexta-feira, 20 de maio de 2011

YOGA.


Pratica milenar na Índia e em muitos outros lugares do mundo, a Yoga, da raiz verbal Yuj, que significa unir, direcionar, concentrar, preparar e meditar, é uma daquelas práticas que recomendo sem ressalvas.
Trata-se de um tipo de meditação do movimento. São exercícios de postura e alongamento, cuja a finalidade precípua é desbloquear, desentupir os canais de energia que interligam todos os chakras do nosso corpo, e promover a circulação destas energias em níveis mais profundos no próprio chakra.
Com isso, nossa expressão neste mundo físico se harmoniza mais com aquilo que somos de fato. Além é claro de promover um bom preparo físico e a consequente regulação do metabolismo.
Na verdade usamos os movimentos e as posturas como um estímulo externo não só a energização, mas também a uma vivência de todo esse processo que promove uma consciência corporal muito forte. E assim sendo, uma energização - ou impressão psicológica permanente -  que servirá de gancho ou apoio a diversos "up grades" da própria consciência em si.
Existem mais de 300 tipos e subtipos de Yoga, podendo ser divididos a nível de força, sutileza e profundidade. A medida que flexibiliza seu corpo começa a interagir com ele em um nível mais profundo. A proposta, sem sombra de dúvida, é muito boa. Todavia, como sempre recomendo, deve haver prazer e alegria no que se faz. Afaste de uma vez por todas essa coisa do esforço. 
A Yoga, nada mais é que um processo de harmonização interna, partindo de um estímulo externo e sendo assim, deve ser muito tranquilo, mas resguardando sempre uma certa disciplina e comprometimento mínimo, pois trata-se de cuidar de você mesmo.
Se não gostar de um determinado tipo, procure outros. Existem diversas modalidades e dentro de uma mesma modalidade existe ainda o preparo e o cuidado do professor ou da equipe que ministra o ensinamento. Pode não parecer, mas faz uma enorme diferença.
Evite, se puder, as academias. Procure os centros ou escolas de Yoga, principalmente aquelas que se dedicam exclusivamente a este ensinamento. A tendência ali é que a qualidade seja melhor.
Existem ainda aulas pela internet e até no you tube. Só que não terá o auxílio de alguém para verificar se a postura está correta, até mesmo no sentido de não lhe provocar lesões. Lembre-se: Nem demais e nem de menos.
No início haverão sintomas emocionais devido ao corpo não estar acostumado e ao impacto que pode provocar nos seus chakras a circulação de energia em níveis mais profundos. Irritabilidade, confusão, desânimo e até cansaço são uma resposta não amistosa do corpo, devido a ele errôneamente achar que algo "errado" ou fora do "normal" está acontecendo. 
Quanto mais você aceitar que possa haver um certo incomodo, no começo, mais rápido ele se dissipa. Mas nada de sofrimento, apenas um certo incomodo tolerável, que é claro, varia de pessoa pra pessoa.
Lembre-se mais uma vez: Todo esse processo é de tomada de consciência, e assim, deve, desde o início, ter a sua intenção de despertar isso em você. Procure estar atento e observe o mais que puder!
O que vale é a passagem e não a chegada.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: