terça-feira, 18 de maio de 2010

NEUROSES




O que é neurose? 

Provavelmente um tema que deixa qualquer um que vai escrever sobre... neurótico!

Neurose é um estado emocional provocado pela maneira de ver da pessoa acometida e por sua sensibilidade mal resolvida (negada e destratada) e que propicia comportamentos e atitudes mentais que bloqueiam o fluxo natural do nosso estado de ser. 

Ou seja: Neurose é uma espécie de bloqueio (luta interna) baseado em uma forte e enraizada crença (em algo que é falso - que "tem que" ser assim ou assado) e que normalmente desvia a pessoa do seu verdadeiro desejo ou objetivo.

Neurose é a crença robustecida pela convivência cotidiana da mesmice. Independente dos esforços no sentido de mudar a situação.

Em maior ou menor grau, somos todos neuróticos.

É um desafio auto imposto que se coloca para forçar o descobrimento de algo muito valioso (habilidades, aptidões, poder e etc) guardado dentro de você.

O que me deixa mais pasmo é que em nossa sociedade já consideram-na "normal". Ou seja: O cara está num conflito terrível, cheio de obsessões, se cagando de medo e vem um abestado e diz: "normal isso", "todo mundo tem", "podemos tratar" (só não garanto a cura). Ou então: "Vamos arrumar um tapete pra esconder embaixo"...
A fuga dos sentimentos, dos ressentimentos é a grande sacada. Até porque, se o cara "evita sentir", tenta esconder, aquilo está ali, vai ficar até resolver, vai sugar seu sangue, vai crescer, ficar bem gordo e pesado, vai sentar na sua cara com a bunda mole, suja e cheia de gazes dele até você pedir arrego.

Neurose é o alarme berrando.

O trato com os sentimentos, emoções e às expressões destes, deve ser muito delicado e perceptivo. Deve-se fazer da mesmíssima forma como quando se relaciona com uma bela mulher na cama.

Chega-se com carinho, tato, delicadeza, sentindo os cheiros, percebendo os movimentos, criando afeição. E quando for o momento dá aquela pegada que mistura bem força, fogo e carinho.

Se desistir do afeto pelo que sente, meu amigo, pode encomendar o caixão.

A vida é uma festa. Tem jogo, tem dança, tem porrada, tem descanso. Não dá pra ficar o tempo todo bancando o "bonzinho". Esse talvez seja um dos maiores motivos dos conflitos que vivemos.

Estamos sempre andando no fio da navalha porque ficamos divididos, achando ter a obrigação de ser sempre bom. Porraaa!!! O que é ser bom? Por favor, alguém me diga! Eu já estou com 48 anos e ainda não descobri. Essa merda de ser bom é umas das coisas mais relativas que já vi na vida!

É o que? Ajudar aos outros? E se você não puder ou não quiser ou os dois? ahh... aí você já se torna mau??? pelamordedeus.com.br! 

Será que de uma vez por todas você vai tomar coragem (cor-ação) e pregá-la na sua linda cara feia pra tomar atitudes que já estão com o rótulo vencido?! 

Viver honestamente os seus sentimentos. Expressá-los. 
Não há como fugir disso.

Inclusive, hoje em dia (2014) está começando a moda das terapias breves. Aquela coisa de ficar anos no terapeuta, psicólogo, psiquiatra já morreu. Ninguém aguenta mais. Tanto no sentido da prisão quanto do gasto financeiro. 

Somos livres, nós é que não nos demos conta.

A verdadeira terapia contra qualquer neurose é simplesmente se aceitar e se amar como você já é! Não tem que se tornar nada pra SER alguma coisa. Quando nascemos já foi o sinal e o recado do "chefe" dizendo que a partir daquele momento você já é. Ponto final.  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: