domingo, 23 de maio de 2010

O SOM


Oiii, Saudações sonoras!

Estávamos no post anterior tentando apresentar uma forma de você ouvir seu coração.
Na verdade, o corpo possui uma infinidade de sons, que chegam a faixas de frequência muitos superiores a que qualquer ouvido humano alcança.
Nosso ouvido é capaz (em média) de ouvir sons (ou ruídos) que estejam na faixa de 30 Hz (1Hertz = 1ciclo por segundo. Ciclo = movimento da energia sonora do zero [ponto inicial] até o pico máximo positivo {que determina a intensidade da energia} retorno ao zero, segue ao pico máximo negativo {que também determina intensidade} e retorno ao zero.[fim do ciclo]) até aproximadamente 20.000 hertz.
Cientistas já comprovaram que os animais tem um alcance bem maior, até aproximadamente 50.000 hertz.
Ora, mas a faixa de frequência não acaba aí. Na verdade essa faixa de 30 até 20 Khz é ínfima em relação ao que existe na natureza.
Além da frequência e  da intensidade, os sons podem ter também uma coisa chamada de marcação ou ritmo(com uma infinidade de nuances) que independe da frequência, sendo um atributo (conteúdo) importante nos estímulos que o mesmo pode produzir no corpo, na mente e em nosso interior.
Os mantras (do sânscrito: "instrumento para conduzir o pensamento") são muito utilizados não só no oriente ou no yoga, mas em terapias baseadas nos sons.
O mantra mais conhecido entoado aos quatro cantos do mundo é o "OM". Que deve ser entoado "esticando" as letras como segue: OOOOOOOOOMMMMMMMMM e o "M" pronunciado com a boca fechada (nasalado).
A sonoridade, ou seja o efeito sonoro produzido alcança o corpo a mente e ativa certos movimentos em nosso mundo interior.
Nosso corpo e nossa mente vibra em uma determinada frequência e se conseguirmos encontrar um som (que é uma frequência) que interaja de forma a produzir uma resultante positiva, isso nos ajudará em nossa caminhada e produzirá uma forte motivação.
Não preciso explicar aqui os efeitos de uma música agradável ou mesmo de uma que seja desagradável. Uma boa música pode mesmo levantar o nosso astral, melhorar nossos sentimentos e elevar nossa vibração e portanto nosso ponto de atração.
Assim como os sons das ondas do mar ou as águas do rio, como também os barulhos de alta intensidade como de máquinas, britadeiras, liquidificadores e similares.
Cada um desses sons tem um efeito específico que deve ser aproveitado ou evitado no sentido de nos ajudar a encontrar um estado de bem estar sempre melhor.
Eles são como ferramentas que estão a nossa disposição nesse mundo para serem usados sempre que quisermos. 
Como disse antes, existe uma infinidade de sons no corpo e na natureza. O espectro de frequências é infinito.
Assim como quando você ouve uma boa música relaxa e se alegra, existem sons dentro de você que também precisam ser sintonizados ("ouvidos") para que consigamos atingir um ponto de vibração mais alto.
Alguns chamam isso de o som do silêncio. Ele tem um espectro de frequências bem amplo e se inicia na interação do ritmo da sua respiração com as batidas do seu coração.
Para que você comece a se inteirar do que estou dizendo, faça um exercício bem simples:
- Sente-se confortável e tenha a mãos o controle do aparelho de som ou o computador por perto de forma que você possa liga-lo ou desliga-lo sem se mexer muito. Coloque no ponto sua música ou mantra preferido, regulado para uma intensidade suave.
Respire normalmente e tente perceber, sentir as batidas do seu coração e o som da sua respiração (o som do ar entrando pelas narinas). Não force nada, apenas procure perceber.Fique assim por 5 minutos e após esse tempo ligue a música ou o mantra e perceba de agora até o fim da música, quais foram as alterações, o que mudou no ritmo e na marcação das batidas do seu coração e na sua respiração.
Para efeito de comparação, você também pode colocar uma música ou um som que você deteste.
Se não ficou claro para você, não se preocupe, continue tentando. Se cansar, tente novamente no dia seguinte.
É importante perceber essas interações. É uma maneira de você começar a lidar com eventos antes despercebidos e que, após essas experiências, podem abrir uma janela de novas expectativas, bem como a sensação de que o mundo é bem maior do que de fato você imaginava.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: