quarta-feira, 7 de abril de 2010

DEIXE O PASSADO NO PASSADO!!!


Parece um tanto óbvio o título deste post, mas pelo que tenho observado ao longo da minha jornada, a obviedade não garante sua aplicação.

Mas por que é tão difícil assim deixar o passado no seu devido lugar?

Bem, primeiro porque se existiram coisas boas e gratificantes em seu passado, é bom, é gostoso lembrar e guardar. Sendo assim cria-se um certo vício, um hábito de reviver este passado. 

Segundo porque certas coisas deixam marcas profundas devido ao excesso de expectativa e importância dada aos eventos.O outro fez ou não fez nada que não permitimos, todavia o ato de culpar nos remete automaticamente ao passado. Se você evita os julgamentos, fica mais fácil permanecer no hoje, no agora. 

Terceiro porque temos medo e aversão ao desconhecido, e o passado, mesmo sendo ruim, pelo menos é conhecido.

Quarto, não fomos ensinados a viver o hoje, o agora e por isso mesmo ficamos "perambulando", ora no passado, ora no presente, ora no futuro...Felizmente é possível reaprender e refazer tudo isso.

Quinto, estamos vinculados emocionalmente com certas pessoas e a maioria de nossas decisões para com elas vem do passado, da imagem que fazemos delas, que em última análise, é passado. Elas fazem parte dele, apesar de estarem aqui, agora.

Relacionei esses itens de uma forma geral, sei que existem particularidades, mas o básico é assim, conforme foi dito.
Veja, é muito bom ter um passado, uma história, uma raiz. 

No meu entendimento o prejudicial está em vive-lo constantemente, ficar preso a ele, ruminando e relembrando coisas que já passaram.

Na figura acima está clara a ideia do que pode acontecer para àqueles que ficam olhando pra ontem (o buraco).Você deixa de viver o hoje, o agora que é o seu maior presente. Com isso, seu futuro tende a ser uma repetida e recorrente história, da qual será muito difícil você modificar. Você só modifica sua vida quando vive plenamente o hoje!

Seu maior presente, sua dádiva, seu inteiro poder está no presente. Não é a toa que ele recebe esse nome. É um verdadeiro presente do cosmos!

Devemos estar cientes das nossas raízes. Devemos guardar com carinho as boas lembranças. E só! Basta! 

As pessoas tem a falsa impressão de que a vida é assim mesmo, ou de que tem que se vingar ou colocar a culpa dos seus próprios fracassos nos outros.Isso as mantém no passado!

Procure viver o hoje, eu digo. Lembrar uma coisa aqui e outra ali... Fazer um planejamento para o futuro, claro, é necessário. Não dá pra largar totalmente. A questão é que tem gente que só fica no passado ou no futuro. Esquece literalmente o presente!
  
Para você viver  o hoje, o agora, é preciso que se desapegue, é preciso que se conheça bem por dentro para que esteja livre, leve e solto. Se está preso de alguma forma, você não consegue viver o hoje. 

Veja a amplitude desse assunto: Se você compra um carro novo e não consegue tirar o plástico do banco, você está preso ao passado. Se reclama da vida, está preso ao passado. Se fica preocupado com os outros, está preso ao passado. Se deixa de realizar bem as tarefas ou se tem dificuldades de concluir projetos, significa que está preso ao passado. 

O passado te emperra homem! 

Toda a sua força de vontade aplicada na sábia decisão de se manter no presente ainda será pouco diante da magnitude da liberdade a ser alcançada.

Vale a pena fazer!!! Tudo em sua vida está conectado ao tempo, pois vivemos em uma dimensão que o tempo conta, apesar de ser uma mera ilusão. Nosso cérebro foi "encaixado" nas três dimensões e na síndrome do tempo para que pudéssemos exercitar, treinar nossa capacidade de percepção.

Com isso, fazemos ajustes finos importantes no corpo causal(emoções) e mental(racional absoluto), que se traduzirá em maior liberdade para transitar nesta e em outras dimensões. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: