quinta-feira, 1 de abril de 2010

DAR E RECEBER.



Saudações!
O tema de hoje tem um significado em nossas vidas muito maior do que pode parecer num primeiro momento.
Para que você possa viver bem, não é preciso entender todo o mecanismo que move e mantém essa grande engrenagem universal. 

A eletricidade, por exemplo, que muitos nem sabem do que se trata, e mesmo assim fazem um amplo uso dela no seu dia a dia. O conhecimento nunca é demais, se o tem sem apego. Compreendendo que a vida é dinâmica e aceitando naturalmente o refinamento da sua visão sobre os pontos de vista que tem hoje. Sendo assim, compreender certos mecanismos da roda da vida, fará com que ela fique melhor ainda.

Viemos a esse mundo para colaborar e exercitar o processo criativo. Somos criadores. Mesmo que desastrados, mesmo que sem entender bem, mesmo que por omissão, somos legítimos criadores e estamos aqui para retocar, ampliar e contribuir das mais diversas formas nesse processo de expansão do universo. Todos sem exceção fazem parte disso.

E o nosso mundo está cheio de gente dos mais diversos tipos. Por isso precisamos nos relacionar, e um dos grandes pressupostos desses relacionamentos chama-se: DAR E RECEBER. Todos os relacionamentos, mas todos, estão baseados no DAR E RECEBER, na troca. 

E não me refiro aqui somente a coisas materiais, mas sim e principalmente a energia em suas múltiplas manifestações de sentimento. Quando troco carinhos, é sentimento. Quando troco ofensas, é sentimento. Quando dou ou recebo dinheiro, é sentimento. Quando presenteio ou recebo presentes é sentimento. Quando sento pra conversar, pra ouvir, falar ou gargalhar, é sentimento. Quando leio o que alguém escreveu, também há uma grande troca, eu me conecto aquela pessoa, mesmo que distante, pois quem escreveu o fez motivado por um sentimento e quem lê também emana os seus. Isso significa uma troca. 

E não é uma simples troca, como muitos veem, mas o inicio da criação que nasce dessa troca! Por isso é imprescindível que você preste bem a atenção e verifique se o que dá é proporcional ao que recebe. Melhor: O que você dá, sem esperar nada em troca, deve sempre estar além do que recebe! sem que tenha a obrigação de "contabilizar" estes eventos. E é justamente pelo fato de não ter que "contabilizar", que recomendo que se exceda no dar. 

Daí nascem novas ideias, novas motivações, nova inspiração que levará às pessoas envolvidas a CRIAR! Criatividade é a inteligência brincando! Por isso vemos que os que mais brincam, são os mais criativos, apesar de que nem sempre são os mais produtivos. Ou seja, nem sempre põe em prática, nem sempre manifestam suas ideias em ações concretas.

Se relacionar é o mesmo que estimular, cutucar, empurrar o processo criativo! Você mantém o equilíbrio e a harmonia durante a troca, mais equilíbrio e harmonia para o seu corpo (saúde) e para sua vida de uma maneira geral.

Harmonizando o seu processo de troca em seus relacionamentos (só mesmo prestando muita atenção) você potencializa e amplia o alcance da sua criação e automaticamente o universo lhe responde em proporções além do que você contribuiu. Nem é preciso dizer aqui o que você ganha contribuindo dessa forma com a expansão do universo. São infinitos benefícios e o mais importante deles é a integração que tem contigo mesmo.

Procure observar, sem julgar, a diversidade que existe em nosso mundo. Sem tentar impor, forçar às coisas, falar mais do que ouvir ou ouvir mais do que falar, a troca desequilibra, e mina o processo criativo que poderia surgir daquele contexto.

Fale tanto quanto ouve. Abrace tanto quanto seja abraçado. Dê tanto quanto recebe. As trocas devem ser mais ou menos equilibradas. Digo mais ou menos, porque pode variar caso a caso. Cada um vai sentir. E o sentir de cada um lhe é totalmente próprio e impossível de ser avaliado com precisão.

Você não tem que gostar de tudo. Apenas procure olhar com respeito e admiração a criação alheia.Quanto mais eu comungo com o diverso - mais eu expando - mais eu conheço - mais eu crio e mais eu compreendo todo esse processo.

Essa imagem acima que postei tem tudo haver com o tema. Quando você recebe e procura dar de alguma forma, até mesmo com uma simples gratidão, de coração, reforça o que isso representa. Nesta imagem o Dar e o Receber quando proporcionais formam um círculo, uma roda que gira. Quanto mais sentimento, mais nítida é a "roda" e mais rápido ela gira. 

Essa "roda" irá gerar energia, que cresce em forma espiral, e que será utilizada no processo criativo que se dará logo a seguir ou mais a frente. Servirá a todos os participantes e algumas vezes até a quem nem estava por perto.

Algumas pessoas não se apercebem do enorme valor que está embutido desde os mais corriqueiros, até os mais íntimos relacionamentos. Relacionar é co-criar. Uma mulher só engravida quando há a participação de um homem.Parece um tanto óbvio o que eu digo, mas reflita sobre isso. 

Gerar um filho é um processo de criação que exemplifica bem a mensagem que desejo transmitir aqui. Perceba que por mais desequilibrada que seja esta relação, ela deve ter um mínimo de pontos de equilíbrio. Veja que essa enorme criação (filhos) necessita ainda que o sexo (energia) seja contraposta. Duas mulheres ou dois homens não conseguem criar um filho (no sentido de gerar), pois essa criação depende de duas pontas, do eixo completo da energia.

Esse mesmo exemplo serve para muitas outras criações de grande monta. Não que dois homens ou duas mulheres ao se relacionar não possam criar. Claro que podem e devem!
Existe um enorme valor na diversidade! As criações de maior porte se dão pela conexão de energias opostas e complementares (homem e mulher, feminino e masculino, positivo e negativo, dia e noite...).

Portanto, meu caro, minha cara, preste a atenção no que anda dando e recebendo, e procure equilibrar isso.

O sexo também serve para o nosso exemplo. Ao se dar para alguém, você proporciona prazer. Mas se o seu prazer fica aquém do que proporciona, gera um desequilíbrio. Busque então, com calma, junto ao seu parceiro(a) a harmonia. Que também vem pela troca, neste caso, o diálogo. Do contrário essa relação (criação) tende a se desconectar. Valorize o que sente. Dê importância ao que sente assim como, e na mesma proporção, ao que o outro sente. Se tem dias que isso não for possível, não se preocupe.Tenha a mais absoluta certeza de que é possível se relacionar bem, em vários níveis, e a cada dia melhor.

Os frutos de tudo isso virão naturalmente. E esse "naturalmente" será tão natural quanto ao seu desapego a ele. Dê e não espere nada em troca, mas esteja sempre pronto a receber e permita que qualquer pessoa, mesmo aquelas que não tenham relação direta com você, possam exercitar o seu "dar". É simples mas não é fácil.

Não esperar nada em troca mas estar pronto a receber é uma coisa que só se aprende pela experiência e pela atenção aos detalhes. Detalhes esses que fazem toda a diferença.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Roneide Oliveira disse...

Ter um amigo iluminado assim é como receber um lindo presente - precioso e raro!
...Um dia fazemos o pedido... E, no momento certo eis que a resposta chega, melhor que a encomenda!