sábado, 3 de abril de 2010

MEDITAÇÃO.




Vamos falar um pouco sobre meditação.

Se você procurar nas mais diversas publicações impressas ou na internet, encontrará somente recomendações, técnicas e incentivos a prática da meditação. É quase uma unanimidade. A relação de benefícios é extensa. Além de parecer não haver contra-indicações.

Todas às vezes que tentamos formular receitas, modos operandi, ou determinados detalhes que são essencialmente particulares, a coisa distorce.

Por exemplo, tem-se a ideia de que para meditar você deve estar nessa ou naquela posição, que deve fazer assim ou assado e que muitas das vezes deve se "sacrificar" pelo objetivo maior, ou seja, o contato consigo mesmo. Existe ainda a ideia de que só é possível meditar se estiver absolutamente parado, estático e sem pensamentos circulando em sua mente. Ou seja, para desespero de muitos, você "tem que" parar de pensar...

A meditação pode perfeitamente se dar em qualquer posição, local, parado, em movimento, caminhando, correndo, de cabeça para baixo, enfim. A meditação é antes de tudo um estado de SER.

Você pode experimentar às "receitas" de como meditar, mas não deve se prender a elas. Busque o que for mais confortável pra você. Antes de meditar, você deve estar atento ao que sente, ao que quer, ao que espera. Somente assim, você pode selecionar o ponto ideal para esta prática.

A meditação é um processo natural que foi temporariamente apagado de nossas vidas pela ênfase excessiva que se dá a vida exterior. Estamos meio que no automático e o nosso foco permanece sempre nessa vida exterior - que é importante - mas que não pode dominar todo o nosso tempo.

A vida interior também é muito relevante e precisa de nossa dedicação e atenção. Precisamos semeá-la, precisamos interagir dentro de nós. Buscar o equilíbrio, a harmonia, o descanso e o contato consigo mesmo. Tudo isso é muito mais simples de fazer do que você imagina. Basta apenas um pouco de vontade.

Essa tarefa é essencialmente solitária, só você pode fazer isso, mas nada impede que haja a participação de um parceiro como companhia, que pode nos ajudar em certos momentos. Mas lembre-se: A motivação deve vir de dentro! Não deve depender de grupos, de amigos ou de determinadas circunstâncias para que medite. A meditação é um ato espontâneo e natural. Qualquer tipo de forçação de barra distorce sua finalidade que é antes de tudo, a de promover um reencontro de você com você mesmo, e de fazer uma investigação interior.

O legítimo desejo parte de dentro, mesmo que num primeiro momento ele seja despertado por um evento externo. Sente-se ou deite-se confortavelmente e feche os olhos. Respire normalmente, mas preste a atenção em sua respiração. Se os pensamentos tirarem você dessa atenção, retorne aos poucos, sem se preocupar por ter saído. 

Faça isso durante mais ou menos 20 minutos todos os dias a qualquer hora. Se quiser fazer pela manhã, tudo bem. Se for a tarde ou a noite, tudo bem também. Procure fazer todos os dias, mas no início, se sentir dificuldades, pare! Retorne no dia seguinte ou depois. Entenda, é pra ser gostoso, confortável, prazeroso. Você deve buscar essa conexão.

Como já disse, deve ser natural e fluído. Não tenha pressa. E vá imprimindo o seu jeitinho particular. Não há necessidade de ficar exatamente naquela posição que se vê por aí. Encontrar o seu jeito particular de fazer é o mais importante, pois é o que trará a melhor sintonia.

A prática da meditação é essencial para você se encontrar. Ninguém, mas ninguém mesmo nesse mundo pode fazer isso por você.

Mas por que devo meditar? Por que tenho que fazer isso? Ora, você não tem que fazer nada! Não deve nem acreditar em mim, no que lê aqui. Mas tem o dever de buscar, de experimentar, de provar, para que consiga ter todas às respostas, não pelo que dizem, e sim pela sua própria e valiosíssima experiência pessoal .

E se não quiser respostas, tudo bem, a meditação trará equilíbrio, paz, saúde e conexão. Seja como for, sempre haverá algo útil para você com esta prática.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: