quinta-feira, 29 de abril de 2010

SINCRONICIDADE.


Bem, chegamos hoje a um tema de difícil compreensão da mente racional. Na verdade a mente racional está presa ao ditames do tempo-espaço, aonde os mecanismos da sincronicidade escapam e vão além das cercanias do mundo tridimensional.
Veja, estar "preso" ao ditames do tempo-espaço, não é bom e nem ruim . É apenas uma condição provisória e necessária a experimentação do viver aonde não se encontrou ainda uma forma de entrar em contato consigo mesmo, no nível da alma.

Com certeza podemos ir bem longe, mesmo estando em uma condição aparentemente desfavorável ao entendimento de certas leis e no caso aqui dessa mecânica da sincronicidade.
Entender o que é Sincronicidade é fácil. Complexo é entender essa mecânica fantástica, um verdadeiro show de eventos que se aglutinam e agregam e desagregam conexões e as sincronizam a tal ponto que realizam todos os nossos desejos e expectativas. Em última forma é o que faz tudo acontecer.

A sincronicidade é um movimento do universo que combina leis que atuam em harmonia. A sua compreensão se dá pela observação, sensação e experimentação.
Apesar de sua profundidade, me sinto fortemente inspirado a falar sobre o tema, ciente de que as palavras são limitadas, mas que podem lhe inspirar a pensar e o que disso resultaria.
Aliás é exatamente isso que permite ativar a sincronicidade em nossas vidas de maneira intencional: Prestar a atenção as coincidências, mesmo as mais corriqueiras e se encantar com elas, se questionando de maneira contundente os seus porquês. Ou seja: pensar sobre o tema, o atrai cada vez mais a sua vida.

Essa perspectiva do pouco provável ou até mesmo do improvável me encanta. Se motivar diante de algo que você não faz ideia de como, mas que sabe que acontece - quem nunca passou por coincidências que atire a primeira pedra - se apresenta como o primeiro "elemento catalisador" que precipita a "roda" da sincronicidade.
O elemento surpresa, as cercanias das probabilidades e o inesperado são atores indispensáveis para a completa compreensão dos princípios que regem a sincronicidade.
Sem eles, o universo seria extremamente limitado e perderia boa parte do seu "espaço".

É preciso ficar claro antes de tudo que quanto mais inesperadas possam ser as situações, mais opções, mais saídas e mais variedade eu tenho em minhas mãos. Isso sem contar as inúmeras combinações provenientes de um sem-número de probabilidades.
Agradeça ao universo sempre que estiver indeciso pelo excesso ou pela falta de opções. Isso indica amplidão e riqueza. Indica que qualquer coisa pode acontecer. Indica uma folha em branco aonde qualquer coisa pode ser escrita, desenhada ou pintada.

O verdadeiro entendimento da sincronicidade somente se dará em seu mundo interior. No mundo exterior podemos apenas nos surpreender vendo-a funcionar.
A sincronicidade são os "braços" do universo em atuação. Ela não se prende a lei de causa e efeito, apesar de muitas vezes parecer que dela deriva.
A sincronicidade é acausal. Pelo menos num ponto de vista mais direto, de causa e efeito, no que tange aos possíveis estímulos de natureza externa. Ela ressoa  com o seu modo de pensar e seus sentimentos mas pode através de infinitas interações, laços familiares e de amizade, por vezes escapar também desta que é, de uma forma geral, uma lei determinante de todas as criações aqui neste nosso mundo.

Como disse, a sincronicidade pode até romper com várias leis que são tidas como fundamentais no movimento do universo, tais como: as leis de causa e efeito, a lei da entropia, as leis das oitavas, assim como dar saltos quânticos extraordinários, fugindo ao senso mais comum, mesmo aquele vindo de pessoas com muito conhecimento acerca do seu funcionamento.
Sincronicidade é a sincronia de eventos que levam a um resultado. A nossa parte nesse contexto está unicamente na atenção e intenção. O resto o próprio universo providencia através das interações das mais diversas. 

Nossos parâmetros de passado-presente-futuro e nossa idéia de sequência de tempo, de linearidade (tipo 1,2,3,4...) não se encaixam nas intrincadas engrenagens da sincronicidade.
É possível alterar o passado mexendo no futuro, entende? O tempo é um só. Tudo acontece no agora. O seu passado e o seu futuro estão aqui e agora. O presente representa a síntese de tudo. 
Por isso valorizo e falo tanto em meus posts sobre o presente e em como a compreensão pode nos integrar totalmente e de maneira consciente a tudo que existe e também ao que não existe.

Essa idéia de tempo e de linearidade dos eventos pode atrapalhar um pouco. Reconheço que nosso cérebro já está adestrado dessa forma e que não será de uma hora para outra que iremos perceber a unicidade da vida. Mas creia, ainda sim dá pra se viver muito bem, e viver assim torna-se, digamos, um requisito fundamental para furar o bloqueio que essa noção de espaço-tempo causa.

Como disse e repito, o fato de colocarmos nossa atenção e pensarmos sobre isso, é muito importante, pois se esse conhecimento já está dentro de nós, ao colocar minha atenção inicio um processo de emersão e com isso formam-se elos de energia-pensamento que trarão a mim muita clareza sobre os movimentos da sincronicidade.
A mesma coisa ocorre com nossa idéia de espaço. As paredes nos trazem a ilusão de que os ambientes estão divididos, separados e desintegrados. Se usarmos a audição por exemplo, em uma sala isolada para tentar ouvir o que acontece em uma sala ao lado, podemos ter uma pequena noção de que os ambientes não são tão separados assim como parecem.

Essa idéia de unicidade do espaço e do tempo faz com que a sincronicidade possa existir e atuar com absoluta isenção e realizar através das interações qualquer coisa que possamos imaginar. Não há limites.
O infinito é tudo e tudo é infinito.
Na verdade essa sincronização de eventos para produzir um determinado resultado já caracteriza por si só a unicidade do universo. Tudo está ligado, conectado. O único empecilho somente se dá pela consciência adormecida. Um fato simples de resolver. Se tenho a consciência adormecida não consigo apreciar e observar, não vivo plenamente. Vivo capenga e quero creditar a culpa a esse ou aquele indivíduo ou sistema.

A sincronicidade é tão espantosa que chega ser engraçado ver determinadas pessoas sentadas encima de um grande tesouro reclamando da falta.
Você recebe um telefonema de um estranho ou o encontra na rua ou mesmo na condução. Começam a conversar e dessa conversa surgem pensamentos e por conseguinte sentimentos que te fazer agir dessa ou daquela forma. Em decorrência desse movimento novos acontecimentos sucedem e você contata outras pessoas e dessa interação surgem idéias. Essas idéias o levam a novos lugares e daí novos acontecimentos acabam por combinar e novos resultados surgem. Além, é claro das surpresas, dos eventos e pessoas que vem e vão em todo esse processo. 

Detalhes aparentemente insignificantes a princípio podem muito bem ser um elo inicial de uma corrente de eventos que podem simplesmente realizar o que deseja. Uma fumaça de um cigarro, um mendigo na rua, um esbarrão que dá em alguém, um pombo que defeca em seu ombro, uma chuva repentina, uma ligação telefônica por engano. Que podem levar a você a lembrar de algo, mudar de rumo e até mesmo ter uma ideia genial. Tudo pode ser. Vivemos submersos num mar de possibilidades.

Como disse em outros posts a vida é cheia de detalhes e a combinação deles resulta em sincronicidade. Ela pode lhe ser ou não favorável. O sujeito que é atropelado, por exemplo, o foi, pela sincronicidade. O que ganha na loteria também.
Coincidência é a sincronicidade atuando. Mas como entender melhor tudo isso?
Através dos cinco sentidos e da intuição. Voltando-se para o seu corpo. O corpo fala. O corpo reclama. O corpo agradece. O corpo sabe. Veja o show de sincronicidade para que ele funcione. Aliás ele só funciona devido a milhões de eventos que ocorrem em sincronia. Os eventos por si só, mesmo que ainda sejam maravilhosos, dependem de outros para formar os elos da corrente que te mantém vivo.

Quando começar a andar na rua preste a atenção aos seus movimentos. Se a perna direita vai a frente a mão direita a acompanha, assim como no lado esquerdo. Veja que esses movimentos baseiam-se em equilíbrio, e a sincronicidade das pernas produzem o seu deslocamento.
O motor de um automóvel está totalmente baseado na sincronicidade, assim como os  mundos eletrônicos, e seu funcionamento somente se dá devido a harmonia de interações e movimentos de partículas.
No caso do motor que é um projeto, um engenho, que foi planejado e com o tempo aperfeiçoado podemos perfeitamente absorver seus princípios e compreender a fundo. Mas e na vida? Nessa grande engrenagem das relações, é possível compreender e mais que isso: Mexer nela?

Claro que sim, isso é mais que óbvio. Só que as pessoas tendem a associar coisas grandes com dificuldade. Acham que essa engrenagem da vida é grande demais e por isso preferem ir vivendo aos chutes, criando de modo inconsciente e permitindo que a sincronicidade perpetue os mesmos eventos. E quando falam de mudanças é só da boca pra fora.
Nosso cérebro se acostumou com o fato de que quando compro uma bala é tudo muito fácil. Mas se for uma mansão ou algo assim, "tem que ser difícil"!...
Não sei se existe mesmo uma saída do tipo "pá pum", mas sei que através do desenvolvimento da consciência pelo processo da observação e compreensão podemos sim ir nesta direção.

Se você compreende a sincronicidade, e ela é muito particular a cada um de nós, você  compreende completamente a vida.
A vida é movimento. Desde as infinitesimais partículas até tudo o que se pode ver por aqui. Quando estou absolutamente parado em estado meditativo, existe um mundo minúsculo e invisível dentro de mim que se movimenta em ritmo frenético, para dar seguimento a este estado de meditação. Portanto, nunca estamos parados, e se assim o é, existe uma sincronia desses movimentos como num balé.

Essa sincronia traz o que comumente chamamos de fluxo da vida. Se há movimento, há fluxo, se há fluxo, deve haver uma certa harmonia, uma certa sincronização para que o movimento flua. Acompanhar esse fluxo é o segundo pré requisito para compreender a sincronicidade.
E eu só posso acompanhá-lo de forma consciente se observar. O meu fluxo é diferente do seu, do dela. Tem ritmo, frequência, velocidade e intensidade diferentes. Se é assim, só haverá sintonia se eu praticar diariamente a observação de mim mesmo e sentir todo o fluxo borbulhar em cada célula do meu corpo.
Por isso algumas pessoas não combinam. Estão em ritmos diferentes e por isso vibram em frequências diferentes.

Como disse anteriormente o nosso corpo é uma ferramenta indispensável nesse processo.
Não há como entender a sincronicidade que há no mundo sem antes entender a que existe para que seu corpo funcione. Esse é o primeiro passo. O resto vem naturalmente pelo desdobramento de tudo isso.
Lembre-se, é mais fácil que imagina. Tudo que proponho é muito simples e pode ser feito no dia a dia sem esforço. A dificuldade está em remover o hábito arraigado de se mover nesse mundo no automático, distraido e absolutamente disperso.

Perceba a sincronicidade, primeiramente nos pequenos encontros e desencontros, nas coincidências básicas do dia a dia. Associe esses eventos ao que estava sentindo pouco antes ou nos dias anteriores. Depois, olhe com atenção aos grandes eventos e tente perceber a maravilhosa engrenagem que gira sem parar e impulsiona a vida num borbulhar incessante. Sempre se perguntando, mesmo que não tenha nenhuma resposta, qual é o significado disso tudo.


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Annamaria disse...

Ronald, obrigada pela postagem. Vim para a web a procura de mais informações sobre a sincronicidade que, não raramente acontecem comigo,e principalmente depois da última,já estava determinada a entender melhor para poder tirar o melhor desses fatos para a minha vida e seu post veio reforçar essa minha decisão.
Deixo meu email annama327@gmail.com
Um grande abraço, parabens pelo post.
Annamaria