domingo, 4 de abril de 2010

DESISTA DE TENTAR AGRADAR OS OUTROS O TEMPO TODO!






Sem dúvida que precisamos nos relacionar. O mundo está aí, cheio de gente, cheio de possibilidades. Precisamos interagir, mas antes de tudo isso, precisamos estar bem. Ninguém interage plenamente se está mal.

E se fica preocupado com o que os outros vão pensar, meus pêsames. Está preso! Amarrado! E sua interação com o mundo prejudicada. Interagir não é sinônimo de agradar a uma das partes. Interagir é agradar aos dois ou ao grupo. Se uma das partes não é agradada não existe interação, não existe a troca. 

Devemos ser gentis e cordiais com nossos interlocutores, mas livres para expressar aquilo que sentimos.Para que haja plena interação é imprescindível que haja liberdade! Sendo assim, não somos responsáveis pelo que o outro pensa e sente.Se ele quer achar você feio ou bonito, não depende de você. Entenda, do jeito que falo aqui parece que não estou nem aí para os outros, mas é justamente ao contrário. Uma atenção plena  ao próximo parte do princípio que este mesmo próximo não é um mendigo ou um pobre coitado. 

Quando olho para as pessoas e as vejo como seres humanos plenos e cheios de possibilidades, não preciso me preocupar se estão necessitando disso ou daquilo. Se a interação ocorre nesse nível de respeito muito mais será dado em troca sem que haja a síndrome da esmola.

Eu sei que o tema é complexo. Mas proponho aqui uma forma de se relacionar que faça com que as pessoas, apesar das diferenças, tenham um mesmo nível de possibilidades e capacidades implícitas. Se olho pra você como um necessitado, coloco-te na mesma posição de um mendigo, ainda que seja uma pessoa rica.

Meu respeito por meu semelhante vai muito mais além do que não dizer ou fazer coisas que porventura ofendam ou entristeçam. Ele é claramente expresso quando demonstro que essa pessoa deve ser tratada como um ser inteligente, mesmo que aparentemente não pareça.

Sei que muitos não querem ser tratados assim. Querem mesmo ser tratados como imbecis, tolos, frágeis e se irritam se você tenta fazer diferente. Paciência.

Se você quer agradar a todos o tempo todo fica preso e no fim corre o risco de não agradar.Você não consegue se expressar e isso é ruim para ambos.

Algumas pessoas estão tão viciadas em querer agradar a todos o tempo todo que nem percebem mais o enorme desgaste que isso provoca em suas vidas.

Tenha coragem e mude esse hábito urgente.Você tem muito mais a oferecer ao mundo e a você mesmo quando procura interagir de forma independente.

AME-SE, AME-SE e AME-SE!!! 

Só se amando você consegue dar. Só se amando você consegue realmente "agradar". Se quer agradar, ame-se! Não há outra saída. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: