quinta-feira, 8 de abril de 2010

BRINCANDO NA ESCALA EMOCIONAL.


Saudações!

Hoje vamos aprofundar o manejo das emoções.

Para facilitar a nossa conversa, colocarei aqui uma espécie de "escala emocional" para que possamos entender melhor essa dinâmica.

Como estamos nos referindo a emoções, é óbvio que os termos utilizados na escala são meras referências escritas, uma vez que é muito difícil definir emoções e suas nuances com palavras.

Tento escapar de generalizações, mas vocês hão de convir que em um texto resumido como esse, falar de um assunto tão vasto, não poderíamos deixar de fazê-las, na expectativa de que você consiga às conexões necessárias para o seu caso particular.

ESCALA EMOCIONAL:

1-Alegria,amor, auto-confiança, Paixão, entusiasmo, liberdade.
2-Expectativa Positiva, otimismo, esperança, contentamento.
3 - Tédio, pessimismo.
4 - Frustração, irritação, impaciência.
5 - Sobrecarga.
6 - Desapontamento.
7 - Dúvida, Preocupação.
8 - Reprovação, Desânimo, Preguiça.
9 - Raiva.
10 -Vingança, ódio, Ira.
11 - Inveja.
12 - Insegurança, culpa, desvalorização.
13-Medo, Sofrimento, depressão, desespero, Impotência.

Existem algumas variações dessa escala posta por outros autores, mas nada que comprometa o nosso entendimento básico.

O nível 1 é o mais alto da escala e o 13 é o mais baixo. Leia com atenção e procure identificar em que nível da escala você está, agora. Isso pode variar abruptamente de uma hora para a outra.

Qual é o cerne da questão? É outra questão: Você consegue se deslocar na escala sempre que quiser??? Este é o ponto. Você consegue se mover, brincar nela? Para o topo da escala, para o meio ou para baixo, sempre que quiser?! ESCOLHER a condição melhor ou mais adequada num determinado momento?! 

Em qualquer ponto desta escala, precisa ter a imediata mobilidade, fazendo um grande trabalho de percepção das suas emoções, aprendendo a lentamente começar a move-la para onde quiser, de forma intencional. 

Mas como faço isso? Simples: Os pensamentos e a imaginação são ferramentas importantes, mas não só eles. A AÇÃO também pode ajudar a deslocar-te dentro desta escala. 

Pode-se, por exemplo, ouvir música, ler algo interessante, afagar seu bicho de estimação, dar uma volta na praia ou num parque, ouvir piadas, ver filmes e dar boas gargalhadas. As opções são muitas, só depende da sua escolha.

Lembre-se: A referência é o alívio. Sempre que estiver mal, com raiva, desesperado ou coisa parecida (veja a escala) e começar a promover dentro de você, com sua vontade, pensamentos que o levem pelo menos a melhorar um pouco o seu sentimento e fizer isso no dia a dia de forma intencional, já estará dominando e compreendendo a mecânica da coisa.

Agora, se deixa-se levar pelo calor do momento, se é um simples marionete na mão de suas emoções, se não consegue ao menos perceber um pouco como elas estão, meu caro, não conseguirá mudar coisa alguma em sua vida. 

Muito pelo contrário, a sua vida seguirá ladeira abaixo.

Mas o que ganho fazendo isso? 

- Melhora seu estado geral.
- Melhora sua saúde física e mental.
- Sua percepção da vida e das oportunidades aumenta.
- Você vira um poderoso imã pra tudo aquilo que deseja.
- O universo conspirará a seu favor uma vez que se estou no topo da escala, estou conectado a fonte, a Deus em linha direta e sem interferências.

E muita atenção para não reprimir! Não se sobe na escala a base de repressão. Sentimento reprimido é muito perigoso. Você deve liberar, soltar, deixa-lo ir após observa-lo. Você precisa ver, sentir, perceber. 

Não adianta querer escondê-lo de si mesmo.Precisa ficar cara a cara com ele e logo após aglutinar bons pensamentos e realimentar esse processo até que sinta um alívio. Essa sensação é o sinal que está indo bem e que algo melhorou. 

É imperativo que comece imediatamente a prestar a atenção no que sente e sempre que possível se deslocar na escala da maneira que desejar.

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Unknown disse...

Essa escala está salvando a minha vida. No início é difícil, mas parece que peguei o jeito! 2 dias de árduo trabalho nessa escala ! Muito obrigada !